Logo Folha de Candelária
Geral 30/04/2021 15:34
Por: Redação

Samu completa 10 anos de atividades no município

Através do numero 192, o Samu pode ser acionado de forma gratuita nas situações que representam gravidade e ou risco de morte.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Candelária completa neste domingo, 2, uma década de serviços prestados à comunidade, buscando atender as urgências de natureza traumática, clinica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental 24 horas por dia. Através do numero 192, o Samu pode ser acionado de  forma gratuita nas situações que representam gravidade e ou risco de morte. A central de regulação, que recebe as ligações de todo o estado, funciona em Porto Alegre. Isso significa que o acesso ao sistema passa obrigatoriamente por uma triagem pelo atendente do 192, lotado na Capital do Estado. Isso vale para qualquer unidade Samu.

A equipe de Candelária é  ligada à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.   Trabalha com uma ambulância SB (suporte básico), com equipes compostas por um condutor e um técnico de enfermagem. A coordenadora de enfermagem, Indiara Freitas, lembrou da atuação dos colegas que hoje já não fazem mais parte da equipe, que também fizeram parte da caminhada, “dando o seu melhor”.  “ Temos uma equipe coesa que, na hora certa, sabe o que fazer” explicou. As estatísticas dão uma ideia da importância do serviço. Em 2020, o Samu  realizou 590 atendimentos no município, uma média de 49 atendimentos/mês. De 2011 até os dias de hoje, foram 5.880 atendimentos realizados.