Logo Folha de Candelária
Geral 23/11/2023 17:13
Por: Charles Silva

CTG Sentinela dos Pampas retorna aos palcos do Enart após nove anos

Entidade candelariense disputará o festival na modalidade de danças tradicionais - força B, além de contar com representantes na competição de Causo e Violino

O maior festival de arte amadora da América Latina, o 36º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), terá início hoje, a partir das 19h no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Com mais de 4500 competidores de todo o Estado, disputando em mais de 20 modalidades, incluindo dança, chula, intérprete vocal, trovas e instrumentais, as competições ocorrem até domingo, quando serão conhecidos os vencedores das diversas modalidades.

O CTG Sentinela dos Pampas, de Candelária, estará representado no evento após nove anos, concorrendo na modalidade de danças tradicionais, força B. O Sentinela disputa uma vaga para a finalíssima já na sexta, a partir das 20h30. Além das danças, o CTG também será representado nas modalidades individuais, com Pedro Zillmann e Piedro Grehs de Moraes, na categoria Causo, e Tatiele Henker, no Violino.

O diretor artístico do CTG Sentinela dos Pampas, Italo Mattana, expressou sua satisfação pelo grande progresso da entidade em tão pouco tempo. O grupo estava desativado desde 2014 e, em seu primeiro ano de retorno, novamente conquistou uma vaga na final do Enart. “Seja qual for o resultado alcançado no final de semana, a sensação é de dever cumprido. Há pouco mais de um ano nossa entidade nem mesmo possuía uma invernada artística adulta. Quando começamos os ensaios, embora almejássemos o festival, era difícil imaginar que chegaríamos tão longe. Desde o início desta gestão, junto ao Patrão Marcelo Borba, havíamos traçado metas para buscar a elite do Enart, só tenho a agradecer a todos que estão conosco nessa caminhada”, salientou.

Giovani Fontoura Cariolato, instrutor de dança da invernada artística adulta ao lado da esposa Gisele Teixeira Cariolato, também destacou a importância de recolocar o CTG Sentinela dos Pampas nos palcos do Enart. “Entre idas e vindas, trabalhamos junto ao Sentinela há 25 anos e estivemos presentes em 5 finais do Enart junto desta entidade. Temos muito amor por esta instituição e é um grande prazer ajudá-la a reconquistar seu espaço entre as maiores do estado. Estamos trabalhando e nos preparando desde outubro do ano passado para fazer uma grande apresentação e independente do que acontecer nos próximos dias, todos estão de parabéns”, afirmou.

Sobre as apresentações, Giovani contou que a tradicional entrada do Sentinela irá apresentar o início da Redução Jesuítica Jesus Maria, fundada em Candelária em 1633 e considerada uma das mais importantes reduções do Rio Grande do Sul, chegando a contar com uma população aproximada de 10 mil indígenas guaranis. “O povo guarani queria mais do que caçadores e guerreiros, mas aprender com os Jesuítas, por isso, a chegada do Padre Pedro Mola foi muito celebrada pelo povo local, em rituais que incluíram vários dias de festa. Desse modo, iremos retratar um pouco dos rituais de celebração e cânticos deste povo, inclusive, incluindo uma parte na língua Tupi-Guarani. Esperamos transmitir um pouco deste sentimento ancestral que permeia o povo gaúcho”.  

A comunidade candelariense está convidada a prestigiar o retorno do CTG Sentinela dos Pampas ao Enart. O festival, que destaca a riqueza da tradição gaúcha, será palco de grandes apresentações enaltecendo a importância da preservação das tradições gaúchas. Quem não puder prestigiar o evento presencialmente, poderá acompanhar a transmissão ao vivo no YouTube com interpretação em libras, permitindo que todos vivenciem e apreciem esse momento único incentivo e celebração de nossa identidade cultural.