Logo Folha de Candelária
Geral 15/07/2017 22:11
Por: Tiago Mairo Garcia

Anderson Pavin e Acanjur assumem cadeiras no Conjuve

Posse ocorrerá em agosto no Palácio do Planalto, em Brasília

  • Candelariense Anderson Pavin Neto representará a Secretária Nacional da Juventude
  • Presidente Ederson Zimmermann (centro) indicou Guilherme de Moraes (à esquerda) e Marcelo Hitz (à direita) para representarem o Acanjur no Conjuve

Uma conquista histórica para Candelária. Em processo eleitoral realizado no último dia 4 de julho pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em Brasília (DF), que contou com a participação de quase 200 entidades com atuação nacional, regional, estadual e municipal, a Associação Candelariense de Juventude Rural (Acanjur) foi eleita como titular de uma das vagas reservadas para a Região Sul e vai ocupar o disputado assento no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), na gestão 2017/2019.
O Conselho foi criado pela Lei 11.129/2005 e é formado por 60 membros, sendo 1/3 do poder público (20) e 2/3 da sociedade civil (40) e tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais. 
As regras para a eleição foram definidas por uma Comissão Eleitoral Independente, nos termos do Decreto 9.024/2017. As 20 vagas destinadas para as entidades de atuação estadual ou municipal foram divididas entre as cinco regiões do País, ficando a Região Sul com duas vagas de titular e duas suplências, sendo disputadas por 12 representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O gerente de projetos da Secretária Nacional da Juventude, o candelariense Anderson Pavin Neto, que presidiu a Comissão Eleitoral Independente, explica que nos termos do art. 10 da Resolução Nº 7 da Comissão Eleitoral, que definiu as regras para o dia da eleição, a escolha poderia ser decidida através do voto direto ou por decisão da maioria das entidades concorrentes na mesma categoria, fato que possibilitou a articulação de um acordo que garantiu a Acanjur como titular da cadeira e única representante da Região Sul no Conselho. "Tivemos a oportunidade de democratizar o processo eleitoral do Conselho, ampliando a participação e aproximando o Conjuve dos verdadeiros problemas da juventude brasileira com a reserva de vagas para organizações com atuação estadual ou municipal", disse o presidente da comissão.
Além da conquista inédita de um assento nas fileiras da sociedade civil no Conselho pela Acanjur, Anderson Pavin Neto, também teve seu trabalho reconhecido e foi indicado pelo poder público para ocupar a vaga da Secretaria Nacional de Juventude no Conjuve. Desta forma, Candelária estará ocupando duas importantes cadeiras na gestão 2017/2019. A portaria com a nomeação oficial de todos os membros do Conselho, assinada pelo Ministro da Secretaria de Governo, foi publicada ontem, 13, no Diário Oficial da União. A posse deve acontecer em agosto, em data a ser definida, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A direção da Acanjur recebeu na última segunda, 10, a notícia da conquista na eleição nacional. O presidente da entidade candelariense, Ederson André Zimmermann, indicou Guilherme de Moraes (titular) e Marcelo Ezequiel Hitz (suplente) como membros no conselho nacional. "Para nós, é motivo de orgulho e uma experiência nova. Vamos participar com o objetivo de buscar melhorias para desenvolver a Juventude Rural em nosso município", destacou Ederson. Titular da Acanjur no Conjuve, Guilherme de Moraes destacou a sua alegria por representar a entidade no conselho. "Entre tantas entidades, ver nossa entidade que representa a juventude rural sendo escolhida é motivo de orgulho. Vamos para compartilhar novas ideias em beneficio dos jovens", frisou. As reuniões do Conjuve ocorrerão quatro vezes por ano na Secretaria Nacional da Juventude, em Brasília.