Logo Folha de Candelária
Saúde 01/06/2022 14:15
Por: Redação

Fiocruz alerta para novo aumento dos casos de covid-19 e VSR

Boletim epidemiológico da Fiocruz, divulgado na última quinta, 26, aponta forte tendência para aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no país. O aumento está diretamente relacionado ao vírus da covid-19, totalizando 48,1% dos casos, e ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que totaliza 30,1% dos casos.

A covid-19 é a principal causadora dos problemas respiratórios graves e, nas últimas semanas, o número de casos tem aumentado significativamente no país. Especialistas destacam que esta tendência está diretamente ligada os abandono tanto do uso da máscara quanto do distanciamento social. Outro aspecto preocupante é o baixo índice de vacinação, que vem desacelerando, e está muito abaixo do esperado, principalmente na faixa etária mais jovem. O menor índice é da população entre 18 e 19 anos, que é de 25,2% para a terceira dose, de acordo com dados da Fiocruz.

Entre as crianças, principalmente na faixa etária entre 0 e 4 anos, a Fiocruz emitiu um alerta para a prevenção e diagnostico do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A doença circula sazonalmente no país, principalmente nos meses de outono e inverno, e tem acometido muitas crianças nas últimas semanas.

Os sintomas do vírus são semelhantes aos de um resfriado comum, como tosse, febre, coriza e mal-estar. Contudo, ao evoluir para quadros graves, o vírus é responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Semelhante a covid-19, o vírus é muito contagioso, sendo transmitido pelo ar, por toque e por objetos contaminados. Embora não exista vacina contra o vírus, manter os ambientes com ventilação adequada, lavar as mãos com sabão ou usar álcool em gel, além de máscaras, são medidas que favorecem a redução de sua transmissão.