Logo Folha de Candelária
Geral 18/05/2018 15:06
Por: Tiago Mairo Garcia

Subestação Candelária II pode ter obras reiniciadas em breve

Lideranças estão agilizando tramites em Brasília para reinício dos trabalhos. Nova subestação irá beneficiar a região central do estado

O Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Adolfo Brito, vem há tempos tratando do assunto junto ao Governo Estadual e, declarou nesta quinta, 17, que esteve em audiência na Secretaria de Minas e Energia, na tarde de quarta, 16  e na semana passada, tratando do assunto. A reunião mais recente foi com o Sub Secretário José Francisco Braga. Hoje o deputado conversou com o presidente da RGE Sul, José Carlos Tadiello, e com o secretário Geral da CEEE, Evandro Bremm. No encontro, foi confirmado que o presidente da CEEE e alguns diretores estão em Brasília, e ainda nesta semana poderá ser definido o recomeço das obras na subestação Candelária II, em frente à Vila dos Balaieiros, em Candelária.

A subestação terá dois Transformadores de 83 MVA recebendo carga em 230 mil e redistribuindo em 69 mil volts pela RGE Sul. A obra deveria ter sido entregue ainda em 2016, sendo que a RGE Sul já está com as quatro linhas de transmissão prontas para receber o volume de energia para atender as demandas na distribuição da região de Lajeado, Santa Cruz, Venâncio Aires e Santa Maria, beneficiando e dando confiabilidade no abastecimento para toda região central do Estado.

Pelas informações do parlamentar, a direção da CEEE deve acertar na ANEEL na próxima semana assuntos sobre o contrato de concessão e também o cronograma de obras, existindo a possibilidade de que CANDELÁRIA II possa ter reinício das atividades. “Aguardamos o retorno do Presidente da CEEE e do diretor de Transmissão para maiores detalhes sobre o recomeço das obras em Candelária”, finalizou o deputado Adolfo Brito.