Logo Folha de Candelária
Geral 25/03/2017 10:21
Por: Jorge Mallmann

O novo site da Folha

Nova versão prevê ampliação de conteúdos e um visual comprometido com as tendências mundiais de design de jornais online

  • (Arte: Bruna Brandt)
  • Joel Vieira, da Periférica: perfil moderno com respeito à tradição

Nestes tempos de circulação de informações em tempo real tornada possível pela internet e as redes sociais, os órgãos de imprensa precisam acompanhar essa realidade e se reinventar a todo momento. É isso que a Folha está buscando através do seu novo site apresentado hoje. A mudança começou a ser planejada já em novembro do ano passado. Uma pesquisa de mercado levou os responsáveis pela Folha até a agência de publicidade Periférica, empresa sediada em Sobradinho, especializada na criação de projetos de mídia e soluções digitais. Uma vez acertadas as condições de parceria, deu-se início ao processo de criação do novo site.

A equipe da Folha idealizou um esboço com as ideias para o novo portal. A partir deste formato, a Periférica deu início ao processo de criação do lay out e da programação do novo site. Segundo Joel Vieira, diretor da empresa, o trabalho levou em conta o perfil previamente traçado, que valorizou as características e a tradição do jornal, e uma apresentação de acordo com as tendências mundiais de design de jornais online. Joel explica ainda que o acesso ao site pode ser via computador, tablet ou smartphone, com lay out planejado para cada dispositivo. 

Versão online preserva a alma da Folha

O site da Folha se apresenta a partir de hoje com um formato totalmente novo na internet. Se de um lado a nova página mostra uma profunda mudança gráfica e editorial, por outro estreia preservando conceitos e características que acompanharam os mais de 30 anos de atuação da Folha. “Queremos levar para o site a alma da Folha”, enfatiza o editor Jorge Mallmann. Neste sentido, resgata um trecho de um texto impresso na capa da primeira edição do jornal, em 19 de março de 1986: “Nosso objetivo primeiro é a informação correta e confiável, o registro da história de Candelária e da região. Nosso comprometimento político é com a verdade e com a comunidade como um todo. Nossa fonte será o fato, assim como ele acontecer.” Nesta carta de apresentação à comunidade escrita há 31 anos pelo jornalista Marco Antônio Mallmann, ressalta Jorge, está gravada a vontade e o compromisso de exercitar o jornalismo com seriedade e profissionalismo. “E se a Folha alcançou mais de três décadas de atuação, conseguiu, de fato, tornar-se uma fonte confiável de notícias”, observou. Além disso, o editor explica, que ao longo de sua trajetória, a Folha procurou valorizar os aspectos históricos e culturais das comunidades em que está inserida. E, por fim, o jornal sempre teve como um de seus focos prioritários a ênfase especial às potencialidades de Candelária e região, colocando-se a serviço da comunidade, e buscando, assim, tornar-se também agente de desenvolvimento. Um exemplo bem eloquente desse comprometimento é a realização anual do Concurso Musa do Sol, que tornou-se uma grande vitrine de Candelária para todo o Rio Grande do Sul. “É essa essência que queremos também reproduzir no nosso site”, acrescenta Jorge.

A equipe do jornal vai equilibrar sua rotina entre a produção da edição impressa e a geração de conteúdo para o site, cujas exigências serão consideravelmente aumentadas, a partir de sua nova proposta. O desafio passa também a ser dosar a velocidade exigida pela internet com a necessidade de disponibilizar a informação de acordo com os padrões sempre seguidos pela Folha, que não podem perder de vista, por exemplo, o olhar sério do jornalista - sem nunca escorregar no sensacionalismo - e a apuração correta e confiável dos fatos. Dessa forma - esclarece Jorge Mallmann - a notícia do site terá sempre a máxima agilidade possível, desde que isso não comprometa a qualidade e o grau de confiança das informações levadas aos leitores. 

A abrangência das notícias a serem veiculadas na nova plataforma digital será ditada, principalmente, pelo interesse das comunidades em que a Folha está inserida. Por isso, o foco principal do conteúdo a ser gerado será local. Dessa forma, a Folha pretende se tornar ainda mais presente no dia a dia das comunidades, numa conexão já bem marcada pela edição impressa reproduzida semanalmente há mais de três décadas e que se amplia e abre inúmeras novas possibilidades através da versão online do jornal (www.folhadecandelaria.com.br). “Convidamos a todos para visitar e tornar-se seguidor do novo site. Novo sim, mas sem perder a identidade da Folha”, completa.