Logo Folha de Candelária
Geral 19/03/2020 15:14
Por: Redação

Pela primeira vez em sua história, Estado decreta situação de calamidade pública

Medida tem origem na gravidade da pandemia do coronavírus e visa conter o avanço dos contágios

Na manhã desta quinta-feira, 19, o governo do Estado, pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, decretou situação de calamidade pública, em razão da gravidade da pandemia de coronavírus. Junto ao decreto, foram divulgadas novas medidas visando o retardamento da propagação no Rio Grande do Sul. O texto, de aplicação imediata, deverá ser remetido à Assembleia Legislativa para se tornar decreto legislativo.

Em entrevista coletiva transmitida à imprensa através de sua página na rede social Facebook, o governador Eduardo Leite justificou a medida reforçando a situação de urgência em todo o Estado em função da disseminação do coronavírus. Nesse sentido, Leite fez um apelo ao povo gaúcho, pedindo a todos que puderem que fiquem em casa, reiterando também a importância da higienização.

O decreto possibilitará à Secretaria da Saúde a oportunidade de requisitar bens e de serviços tanto quanto necessários. A partir dessa medida, o público considerado de risco, como idosos e doentes crônicos, irá dispor de um horário específico para fazer suas compras. Até a tarde desta quinta-feira, o Vale do Rio Pardo contava 32 casos de suspeita de contágio.