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Região 23/06/2023 08:02
Por: Diego Foppa

Abaixo-assinado pede reinstalação de lombada eletrônica em Novo Cabrais

Equipamento foi retirado no sábado, 17, e acidente com morte, ocorrido na terça, 20, evidenciou o problema

  • Lombada foi retirada no último sábado, 17
  • na quarta, 22, ofício foi entregue ao deputado estadual Valdeci Oliveira

Além da tragédia familiar com a morte de Itamar Pohlmann, o acidente ocorrido na última terça, 20, evidenciou um problema que, segundo moradores e autoridades pode ser agravado a partir de agora. Isso porque, no último sábado, 17, foi retirada a lombada eletrônica que ficava no trevo no qual o ocorreu a colisão entre os dois carros. O local possui grande movimentação, pois tem no entorno a rodoviária, um posto de combustível, supermercado, farmácia, lotérica e residências. Com a lombada eletrônica, os veículos eram obrigados a reduzir a velocidade até 50 quilômetros por hora, sob pena de multa. Sem o equipamento, no entanto, não há mais obrigatoriedade da redução e, somente nos últimos dias, são vários os casos de imprudência notados pelos moradores e trabalhadores de locais próximos. Em imagens de câmeras de segurança, é possível identificar que no acidente de terça, o Onix passando em alta velocidade pela rodovia, onde havia a lombada, atingindo a Pampa em cheio e arremessando o automóvel no canteiro do trevo.

No mesmo dia do ocorrido, o prefeito de Novo Cabrais, Leodegar Rodrigues, enviou um ofício para a empresa Rota de Santa Maria, solicitando que o a lombada seja novamente colocada no local. Além disso, na quarta, 22, outro ofício foi entregue ao deputado estadual e membro titular da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Valdeci Oliveira, reforçando o pedido. O prefeito de Cerro Branco, Edson Lawall, pretende levar o caso à audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais. A reunião acontecerá na próxima terça, 27, às 10 horas, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

ABAIXO-ASSINADO - Nas redes sociais, está circulando um abaixo-assinado online, pedindo a recolocação da lombada no local. A petição pode ser encontrada no SITE.

O QUE DIZ A ROTA DE SANTA MARIA
Via assessoria de imprensa, a Rota de Santa Maria esclareceu que os redutores de velocidades instalados na RSC-287 são de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). “Desde o início da concessão da rodovia, todos os controladores e redutores de velocidade são operados e mantidos pelo DAER”, diz parte do comunicado. Além disso, a concessionária diz ter uma obrigação contratual de implantação de 7 controladores e 2 redutores de velocidade até o final do Ano 2 (agosto/23). Para isso, a Rota de Santa Maria já está com projeto protocolado junto à AGERGS, aguardando aprovação, para iniciar a implantação nos locais definidos por estudo. Por fim, a Rota de Santa Maria destaca que, até a implantação de todos os controladores/redutores, ainda vão ocorrer novas retiradas de equipamentos existentes, até que sejam implementados os novos.