Logo Folha de Candelária
Região 14/08/2020 10:49
Por: Diego Foppa

Cerro Branco é um dos municípios gaúchos sem registros de covid-19

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), apenas 22 das 497 cidades do Estado continuam sem casos da doença

País de dimensões continentais, o Brasil, em cinco meses, viu o novo coronavírus dominar o território, começando pelos grandes centros urbanos, se espalhando depois para os municípios mais distantes da movimentação das metrópoles. No entanto, 22 dos 497 municípios gaúchos ainda não registraram casos de covid-19, de acordo com o site da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O número corresponde a menos de 5% do total e Cerro Branco é um destes municípios, que conseguiu barrar a chegada da doença até o momento.

O titular da pasta da Saúde em Cerro Branco, Enar de Franceschi, comemora o fato de o município estar livre de infecções por coronavírus até o momento, mas destaca a importância da população continuar cumprindo os protocolos de segurança. “Desde o início da pandemia, buscamos conscientizar a população sobre a necessidade de realizar os cuidados para prevenir a doença. Um carro de som chegou a percorrer a cidade e o interior, reproduzindo uma gravação do médico cerro-branquense Ilceo Carlos Merger, orientando a população”, relembra o secretário. Enar espera que a doença não chegue ao município, mas reconhece que existe o risco. “Não temos como prever se isso vai acontecer ou não. Até porque, uma parte da nossa população sai para trabalhar em outros municípios diariamente. Por isso, nossa orientação continua sendo a mesma: que saia de casa somente quem realmente precisa, inclusive para o comércio local”, destaca.

A baixa densidade demográfica, a menor interação das pessoas dentro da comunidade e deste conjunto com outras comunidades, o pequeno índice de testagem, o baixo nível de alerta para casos menos graves e a ausência de "superdisseminadores" — indivíduos que, por algum motivo, têm o potencial de infectar mais — podem estar entre as razões para que esses locais se mantenham com a contagem zerada até agora, cogita o epidemiologista Airton Stein, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). “Quanto menos interação social se tem naquela localidade, menor o risco”, explica Stein. O médico cita também o fenômeno do iceberg: a parte que desponta da água é para onde se olha mais detidamente, enquanto a maioria dos diagnósticos de covid-19 estaria “submersa”. “Os casos graves, que chegam às UTIs, é que dão manchete, têm risco de morte e mais chamam a atenção. Pessoas que têm sintomas respiratórios e estão desenvolvendo normalmente suas atividades não chamam a atenção. Em cidades onde não há preocupação com isso, alguém com tosse ou um pouco mais de cansaço pode passar batido” exemplifica o professor em entrevista ao jornal Zero Hora.

NÚMEROS – Até o fechamento desta edição, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Cerro Branco, eram contabilizados oito casos suspeitos e 62 descartados.

Novo Cabrais: 12 pacientes estão recuperados

De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Saúde de Novo Cabrais, 12 pacientes dos 15 que testaram positivo para a doença já estão recuperados. Além disso, 29 pessoas estão em isolamento social. Conforme a secretária de Saúde do município, Giana de Casrto, a Hebe, se, por um lado, a incidência maior de casos indica um crescimento da covid-19 em Novo Cabrais, a exemplo do que ocorre em todo o Estado, essa realidade também está associada a um crescimento maior das testagens. “O número de pacientes testados aumentou bastante. É uma ação fundamental para diagnosticar a doença logo no início e evitar surtos”, enfatiza Hebe. Por fim, a secretária lembrou a importância seguir os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde. “A conscientização é necessária”, concluiu.