Logo Folha de Candelária
Geral 15/10/2021 09:03
Por: Odete Jochims

Expressão Artística como diversão e sonho de futuro

Manuela Hennig de Souza, 12 anos, se utiliza do mundo digital para aprimorar e compartilhar seu talento para o desenho

O Dia da Criança foi celebrado no último dia 12 de outubro, terça-feira. Para quem já passou dessa fase, é natural que reflita sobre a realidade das crianças de hoje, cercadas desde cedo por tanta tecnologia. Para os mais alarmistas, trata-se de uma ameaça direta às atividades criativas, tão importantes para o desenvolvimento das potencialidades infantis. A relação entre o mundo digital e as crianças, entretanto, não precisa ser castradora. Ela pode, inclusive, potencializar habilidades e criar um espaço de trocas. Ao menos é assim que ocorre no caso da jovem artista Manuela Hennig de Souza, de 12 anos.

Para a maioria das crianças, desenhar é uma brincadeira despretensiosa no meio de tantas outras. Para Manuela, no entanto, desenhar é uma paixão que ela vive desde a mais tenra idade, graças ao incentivo dos pais Maria Elisa Hennig e Givanildo Vidal de Souza. “Com um aninho, minha mãe me já me dava um caderninho e eu saía rabiscando”, conta Manuela. O resultado de anos de dedicação e paixão ficam evidentes na qualidade de seus traços. Utilizando-se apenas de grafite e lápis de cor, a estudante do sétimo ano da Escola Professor Dinarte dá vida a personagens baseados no estilo de seus desenhos animados favoritos, como Naruto.

Ao contrário do que o senso comum possa sugerir, a relação de Manuela com a tecnologia não substituiu sua paixão pelo desenho feito à mão. Pelo contrário, a chegada da internet em sua residência, no Alto Passa Sete, foi um marco importante na sua trajetória com o lápis na mão. Manuela não apenas aprendeu novas técnicas, como sedimentou sua paixão por animes (desenhos animados japoneses) – sua principal fonte de inspiração. Além disso, ela aprendeu a fazer desenhos no próprio celular e compartilhar sua arte no TikTok, um popular aplicativo de vídeos curtos.

Sobre seu futuro, Manuela afirma pretender seguir fazendo coisas relacionadas à arte. Ela sonha em um dia poder fazer seu próprio desenho animado, mais especificamente um anime, ou histórias em quadrinho.

Para acompanhar a produção da Manuela, você pode segui-la no TikTok: @manuhdrawing.