Logo Folha de Candelária
Política 26/01/2024 09:46
Por: Diego Foppa

O cenário eleitoral para as eleições municipais

Confira como os eleitos em 2020 e outros candidatos da última eleição projetam sua participação no pleito de outubro

Restando um pouco mais de oito meses para as eleições municipais de 6 de outubro deste ano, o pleito já começa a movimentar os partidos e possíveis candidatos em Candelária. As eleições também já despertam a atenção dos eleitores e, a partir deste interesse, a Folha ouviu os principais personagens da eleição de 2020, projetando sua participação no pleito deste ano. A eleição para a Câmara Municipal promete ser mais acirrada na comparação com a anterior, considerando que as vagas irão diminuir. Ao invés das atuais 13 cadeiras, o Legislativo terá apenas 11, redução resultante da queda da população medida pelo Censo. A expectativa é de que todos os atuais vereadores irão concorrer à reeleição, embora alguns prefiram deixar a candidatura como uma possibilidade.

A janela partidária, entre 7 de março a 5 de abril, vai permitir mudanças de partido. Jorge Willian Feistler confirmou que irá deixar o PTB para integrar o PL. Sobre sua candidatura, o vereador respondeu que ainda aguarda as definições, mas que estará à disposição do partido. Cristina Rohde (PSDB) afirmou que seu plano inicial é concorrer novamente ao Legislativo. Sobre sua permanência ou não no PSDB, ela disse ainda ser cedo para uma definição. Ilceu Pollmann (PTB) não confirmou nem descartou a possibilidade de buscar a reeleição à Câmara. Alegou que a decisão será tomada nos próximos dias. A vereadora Jaira Diehl (PTB), por sua vez, não teve dúvida em responder ser pré-candidata a uma vaga na Câmara e que irá apoiar a pré-candidatura à reeleição do prefeito Rim. Também confirmou que irá deixar o PTB durante a janela. Já Ginevra Haubert da Silveira (PSB) declarou que é pré-candidata à reeleição, observando que ainda tem muito a contribuir para a população. Sobre sua filiação partidária, informou que pretende seguir no PSB, mesmo tendo recebido diversos convites e que irá, nos próximos meses, analisar melhor o cenário. Sobre a eleição majoritária, disse que se o partido precisar, seu nome está à disposição. 

Alan Wagner (PSB) declarou que, a princípio, não tem pretensão de concorrer para a eleição majoritária, afirmando que colocará seu nome à disposição do partido para tentar a reeleição no Legislativo. Sua intenção é seguir vinculado ao PSB. Celso Gehres manifestou sua intenção de concorrer à reeleição para a Câmara pela quarta vez, novamente pelo Progressistas, partido ao qual está filiado desde a antiga Arena. Marcelo D’Ávila igualmente declarou ser pré-candidato à releição ao Legislativo pelo Progressistas, partido ao qual disse ter uma identificação especial. Ainda comentou ter aprendido bastante nos últimos quatro anos, projetando que pretende contribuir para o avanço do desenvolvimento do município. Rui Beise, por sua vez, também pretende buscar a reeleição para a Câmara. Respondeu que sua intenção é seguir vinculado ao PSB e que apoiará a pré-candidatura à reeleição do prefeito Nestor Ellwanger (Rim). O atual presidente da Câmara, Gilvan Moura, reafirmou seu vínculo com o atual governo e o PSB, salientando que pretende lutar para manter sua cadeira no Legislativo nas próximas eleições. Já Pedro Moraes pretende concorrer mais uma vez pelo PSB, sigla pela qual tentará a reeleição. Cezar Pohlmann (MDB) respondeu que não pretende deixar seu partido e que ainda não tem uma definição sobre sua candidatura à reeleição. Em relação à eleição para prefeito, independente de partidos, pretende apoiar Rim e Paulo Butzge. Por fim, Alexandra Bini (Progressistas) disse que procurou fazer uma política diferente, voltada para o bem comum das pessoas e o desenvolvimento do município. Observou que pretende dar continuidade a esse trabalho, fortalecendo laços e cada vez mais estar junto da comunidade candelariense para servir. Quanto às suas pretensões futuras, declarou estar à disposição do partido e, por ora, almeja buscar a reeleição como vereadora. 

 

Prefeito Rim: “sou pré-candidato à reeleição”

Desde o ano passado, o prefeito Rim não esconde seu desejo de participar mais uma vez da eleição para prefeito de Candelária. Ouvido pela reportagem, confirmou essa disposição, colocando-se como pré-candidato na eleição para prefeito. Sua resposta, no entanto, limitou-se a isso, afirmando ainda ser cedo para falar sobre alianças e a composição da sua chapa. Da mesma forma, o vice-prefeito Cristiano Becker manifestou sua vontade de tentar um novo mandato na eleição majoritária, após seis mandatos como vereador. Disse que seu nome está à disposição do seu partido, o MDB. E considerando o bom entrosamento e o entendimento de que foi peça fundamental para o êxito da administração, sua preferência é repetir a dobradinha da eleição passada, com o prefeito Rim na cabeça da chapa. Um nome que é especulado nos bastidores para participar da eleição é o do ex-prefeito Paulo Butzge. Atual presidente do PSB, ele confirmou sua vontade de concorrer no pleito. Neste aspecto, afirmou já existirem tratativas com o atual prefeito no sentido de compor a majoritária como pré-candidato a vice prefeito. A candidata a prefeita em 2020, Jussara Mainardi afirmou que não irá participar desta eleição. “Acredito que já cumpri meu papel como cidadã candelariense e é hora de dar espaço para novas vozes na política”, salientou. O companheiro de chapa de Jussara, Odilo Bernardi, vinculado ao Progressistas, preferiu não fazer nenhuma declaração sobre a eleição. Alegou que, no momento, o partido tem concentrado esforços para se fortalecer internamente. “Definições visando a eleição majoritária só devem ser efetivadas a partir de abril”, completou. Já o candidato a prefeito em 2020 pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Ismael Soares, planeja participar novamente do pleito em 2024. Atualmente filiado ao Progressistas, Ismael afirmou que sua intenção é buscar uma vaga na Câmara de Vereadores. Os próximos meses irão definir os candidatos na eleição majoritária, e o escolhido será o prefeito do centenário da emancipação de Candelária, que será comemorado em 2025.