Logo Folha de Candelária
Geral 14/02/2023 14:37
Por: Arthur Lersch Mallmann

Temporais avançam a partir da fronteira com ventos de até 100 km/h

Alerta de risco de tempo severo nas próximas horas em outras regiões do Rio Grande do Sul

Uma linha de tempestades começou a ingressar no Oeste do Rio Grande do Sul no começo da tarde desta terça-feira com intensos vendavais na região, confirmando o alerta da MetSul Meteorologia. A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia em Quaraí registrou vento de 98 km/h. Em Livramento, o vento bateu em 83 km/h. Já Uruguaiana teve rajadas de até 103 km/h no Aeroporto Rubem Berta. Com o vento, a temperatura caiu de 36ºC para 26ºC no aeródromo.

Nas próximas horas, a instabilidade avança pelo Rio Grande do Sul com chuva e temporais em todas as regiões. Em algumas cidades mais ao Norte gaúcho, a instabilidade somente chegará no fim do dia ou nas primeiras horas da quarta. Na região de Porto Alegre e área metropolitana, o período de maior risco é na noite desta terça.

Com a atmosfera muito quente e repleta de energia por liberar, alguns temporais localizados podem ser muito fortes. Podem ocorrer episódios muito isolados de vento acima de 100 km/h e mesmo correntes de vento descendentes, chamadas de downbursts, que possuem um alto potencial de causar estragos.

Já a chuva, embora possa ser localmente forte e volumosa, não será suficiente para trazer maior impacto na estiagem. A previsão da MetSul é de chuva na esmagadora maioria das cidades gaúchas entre hoje e amanhã, entretanto, os volumes vão variar muito de um ponto para o outro. Assim, o que pode se esperar com a instabilidade entre hoje e amanhã será alívio pontual em diferentes setores do Rio Grande do Sul.

Fonte: MetSul Metereologia