Logo Folha de Candelária
Esporte 22/12/2017 10:06
Por: Tiago Mairo Garcia

Um reencontro com as origens

Ex-alunos da Escola Municipal Christiano Affonso Graeff, os jogadores Douglas Friedrich e Ricardo Friedrich retornaram até a escola para relatar as suas carreiras de sucesso aos estudantes

  • Ao lado do álbum de fotos montado pela escola, os dois goleiros profissionais relembraram o período em que eram estudantes do educandário

Um momento de nostalgia e de relembrar o passado na escola. Em palestra realizada na manhã da última segunda, 18, na Escola Municipal Christiano Affonso Graeff, bairro Ewaldo Prass, intermediada pela Secretaria Municipal de Educação, os jogadores profissionais candelarienses Douglas Friedrich e Ricardo Friedrich retornaram até o educandário onde foram alunos para um bate-papo com os estudantes.
No encontro, Douglas, que estudou no educandário da 1ª à 6ª série (entre 1996 e 2001), e Ricardo, aluno da 1ª à 4ª série (entre 1999 e 2002), relembraram momentos vivenciados dentro da escola, o convívio com colegas e professores e o início da carreira, com a disputa das Olimpíadas Estudantis defendendo a camisa da Christiano. Os dois goleiros salientaram aos estudantes a importância de aproveitar as oportunidades para ter uma vida bem sucedida. Ao responderem às perguntas feitas pelos alunos, os dois relataram a sua trajetória profissional e momentos especiais vivenciados na carreira. Encerrada a palestra, Douglas e Ricardo foram cercados pelos alunos para uma sessão de autógrafos e fotos.
Douglas Friedrich destacou que a visita à escola ao lado do irmão Ricardo foi motivo de alegria."Uma das grandes alegrias deste ano é esse momento hoje, que ficará guardado na memória, assim como foi tudo o que vivi nesta escola. Voltar com meu irmão e ter a oportunidadede passar para estas crianças e adolescentes tudo o que a gente aprendeu e poder passar uma palavra de esperança e realidade é muito importante e estou muito grato por ter essa oportunidade", salientou Douglas. Por sua vez, Ricardo Friedrich destacou a sua satisfação de poder lembrar da sua trajetória na escola. "É motivo de alegria poder estar aqui e poder passar uma experiência para eles, sendo um exemplo, assim como nós tivemos os nossos exemplos para ser uma pessoa melhor. É emocionante lembrar da trajetória, do esforço de nossos pais e de ver que é possível, de que basta acreditar e ir em busca das oportunidades para alcançar os seus objetivos. Foi o que tentamos passar para eles e espero que eles tenham assimilado. Para mim isso foi muito legal ", disse Ricardo.
PRÓXIMA TEMPORADA - Em entrevista concedida para a imprensa local após a palestra, os dois goleiros candelarienses destacaram que estão com o futuro praticamente definido para 2018. Ricardo confirmou que renovou contrato por dois anos com o Bodo Glint, da Noruega, para disputar a elite do futebol norueguês. "Entramos em acordo na última semana e acertamos para disputar a elite. Meu objetivo é fazer um bom campeonato e quem sabe buscar algo maior. Estou muito feliz com o contrato", disse Ricardo.
Já Douglas, que pertence ao Corinthians, mas neste ano foi cedido por empréstimo para o Avaí, de Santa Catarina, confirmou que em 2018 irá retornar para o clube paulista, atual campeão brasileiro e que disputará a Taça Libertadores da América no próximo ano. "Já está definido que no dia 03 de janeiro eu me apresento ao Corinthians, pois faço parte para o planejamento de 2018. Há sondagens de outros clubes, mas até o momento está tudo encaminhado para o meu retorno para São Paulo", disse o goleiro candelariense. Douglas salientou o ano especial que viveu em 2017, com grandes atuações pela equipe catarinense. "Saio deste campeonato com mais experiência e preparado para desafios maiores, sendo uma oportunidade para fazer um grande ano", finalizou o goleiro.