Logo Folha de Candelária
Esporte 06/04/2018 10:26
Por: Tiago Mairo Garcia

Prefeitura realiza limpeza no Estádio Darcy Martin

Ação ocorreu dois dias após o princípio de incêndio registrado em um dos vestiários da praça esportiva

  • Campo de futebol recebeu nova roçada
  • Servidores realizam a limpeza do mato e recolhem o lixo
  • Servidoras recolhem o lixo depositado no local
  • Área aos fundos do vestiário recebeu limpeza
  • Campo com a roçada realizada
  • Pneus depositados na copa já estão sendo retirados
  • Local onde estavam os pneus depositados

A novela envolvendo a manutenção do Estádio Darcy Martin ganhou novos capítulos nesta semana. O local, que já foi palco de grandes finais e de jogos de âmbito estadual realizados pelo Grêmio Esportivo Juventude, teve um dos vestiários atingidos por um princípio de incêndio na manhã da última segunda, 2, que foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária. As causas do sinistro ainda estão sendo apuradas, mas a suspeita é de que tenha sido criminoso. 

Em contato com a reportagem da Folha, os Bombeiros Voluntários, que possuem a sede nos fundos do estádio, informaram ter ouvido um estouro e em seguida receberam a informação de que havia fogo no local. Ao entrarem no local, os bombeiros não encontraram nenhum suspeito.

O sinistro foi mais um fato gerado pelo completo abandono da praça esportiva. Além do mato alto e do lixo, verificou-se que o espaço dos vestiários estava servindo de moradia para pessoas. Na antiga copa, que estava com as janelas abertas, o local ainda servia como depósito provisório de pneus da Prefeitura.. 

Desde que a área do Juventude foi devolvida ao município, em acordo selado no dia 24 de novembro de 2015, em ação popular, de autoria do Oficial de Justiça Eulálio Schneider, o espaço permaneceu em estado de abandono. Em reportagens publicadas nas edições de 27 de maio de 2016 e 05 de maio de 2017, a Folha mostrou o estado de abandono do estádio e ouviu das autoridades, nas respectivas épocas, a promessa de melhorias, que acabaram não se concretizando.

Passados dois anos e cinco meses da retomada, teve início na última quarta, 4, um mutirão de limpeza da área do Estádio Darcy Martin, realizado por servidores das Secretarias Municipais de Turismo, Cultura e Esporte, Obras e Agricultura. Foi realizada uma roçada do campo de futebol e retirada do matagal no entorno. Também foi recolhido o lixo encontrado em toda a área. Em relação aos pneus que estavam depositados na antiga copa, o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, informou que ainda em janeiro solicitou ao setor de meio ambiente para retirar o material do local. Segundo informou, uma empresa de fora recolheu boa parte dos pneus e o que sobrou do local deverá ser retirado nos próximos dias. 

MEDIDAS - Segundo o secretário Jorge, ao assumir a pasta em janeiro deste ano, visitou o antigo estádio do Juventude e constatou a necessidade de mudar a fotografia do local. As inúmeras atividades da secretaria, no entanto, atrasaram uma intervenção mais efetiva no local. Agora, segundo acrescentou, passada a Chococande, foi possível dar início a um mutirão inicial de limpeza, precipitado também pelos acontecimentos de segunda. O secretário ainda explicou que, por ora, a Prefeitura ainda não tem a propriedade do espaço, apenas a posse. A partir de informações obtidas no setor jurídico da Prefeitura, disse acreditar que a escrituração para o município do local é só uma questão de tempo. Por isso, num primeiro momento, não serão mexidas nas benfeitorias do estádio. O secretário esclareceu que o projeto inicial é limpar e roçar a área do campo e todo o entorno. Além disso, serão providenciadas melhorias no portão de entrada e em toda a estrutura de cercamento do espaço para dificultar a entrada de pessoas estranhas, especialmente de usuários de droga. Conforme Mallmann, a Prefeitura já protocolou um projeto em Brasília com vistas a obter um recurso para realizar um amplo investimento no local. De qualquer forma, entende que o município não pode ficar esperando por essa verba, até porque é algo incerto e sem data para se concretizar. Por isso, afirma que a secretaria municipal responsável pelo esporte já está trabalhando na elaboração de um projeto de revitalização do Estádio Darcy Martin, de forma a permitir não só a prática esportiva, mas outras atividades que venham a interessar a comunidade.

 

Ministério Público cobrará explicações da Prefeitura 

Em entrevista para a Folha, o promotor Martin Albino Jora confirmou que o Ministério Público (MP) cobrará explicações da Prefeitura nos próximos dias. “Até então o Ministério Público não tinha conhecimento da causa. Pelas imagens mostradas (pela reportagem), é possível perceber sinais de abandono do local. Algo precisa ser feito no local”, salientou o promotor. Segundo Jora, medidas serão cobradas do Executivo, principalmente em relação ao depósito de pneus em local inadequado. “Esses pneus não podem ficar jogados ali. Eles precisam ser depositados em local adequado, até mesmo para evitar que causem algum risco à saúde”, disse.