Por: Redação
Covid-19: municípios querem apresentar novo plano regional até quarta
Até lá a região seguirá as regras dos protocolos de atividades do estado, que trouxeram algumas flexibilizações em relação ao modelo anterior
O governo estadual divulgou na sexta, 14, um novo modelo de acompanhamento da pandemia do coronavírus. Sai o Modelo de Distanciamento Controlado e entra o Sistema 3As de Monitoramento, apresentado como menos complexo e de melhor compreensão pela população. Mas o novo sistema trouxe também muitas dúvidas num primeiro momento a respeito das mudanças e de quando elas efetivamente entram em vigor. A fim de debater essas e outras questões, a Amvarp (Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo) realizou uma assembleia no final da tarde deste sábado, 15, e encerrada já adiante das 19h. No encontro, realizado de forma virtual, o médico infectologista e assessor técnico da Amvarp, Marcelo Carneiro, apresentou os atuais indicadores da região. Conforme registrou, se não são os alarmantes registrados entre março e abril deste ano, os indicadores ainda não são tranquilos, especialmente os que se referem à ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
A partir dessa realidade, prevaleceu uma ideia de cautela entre os prefeitos, levando em conta, principalmente, que o decreto do novo sistema ainda não foi publicado pelo estado. De qualquer forma, os gestores aprovaram que irão elaborar um novo plano estruturado regional, que terá que adotar os protocolos gerais obrigatórios, mas que poderá prever protocolos de atividades variáveis, ou seja, mais flexíveis das estabelecidas pelo estado. A ideia é concluir esse novo plano até a próxima quarta, 19, com vigência já a partir de quinta, 20. Até lá, ficará valendo o protocolo de atividades do estado, que já adotou algumas flexibilizações em relação ao modelo anterior. O sistema está baseado em três níveis de monitoramento: Aviso, Alerta e Ação. Todas as regras e protocolos de atividades podem ser verificados no site http://sistema3as.rs.gov.br.