Logo Folha de Candelária
Região 05/04/2024 10:58
Por: Redação

O que está por vir com o troca-troca entre partidos

Prazo para a troca de sigla, filiações e de domicílio eleitoral termina nesta sexta, 5, e poderá promover uma reconfiguração das forças políticas

Termina nesta sexta, 5, o período da “janela partidária”  - em que vereadores no último ano de mandato podem trocar de partido sem perder o cargo. É o mesmo prazo limite para quem deseja concorrer se filiar a um partido ou trocar o domicílio eleitor. Apesar de algumas mudanças já confirmadas pelos presidentes de determinadas siglas, não está descartado que o último dia da janela tenha alguma nova movimentação importante, que possa indicar ou até confirmar os últimos passos do tabuleiro eleitoral deste ano. O fechamento da janela ocorre seis meses antes do pleito previsto para o dia 6 de outubro em todo o Brasil. 

Em Novo Cabrais, a janela de transferência partidária reconfigurou a atual gestão da Câmara de Vereadores, que iniciou com cinco partidos ocupando vagas. Com as mudanças possibilitadas pela legislação eleitoral, o Legislativo cabraisense passou a ser ocupado por quatro siglas, tendo em vista que Claudemir de Menezes Corrêa, o Dentinho, trocou o PSD pelo PDT. As demais bancadas (MDB, Progressistas e PT) não tiveram mudanças na atual legislatura. De modo geral, o panorama também teve algumas importantes trocas com nomes que podem integrar a nominata que concorrerá ao Legislativo, além das possibilidades de disputar o Executivo (confira as principais no quadro acima). Talvez, a mudança de maior destaque seja a de João Henrique Bordignon, que renunciou a presidência do Progressistas para se juntar ao PDT. Além disso, o município também ganhou duas novas siglas, que podem figurar na eleição. Trata-se do PSB, presidido pelo funcionário público Jarbas Deicke e o Podemos, comandando pelo vereador Maiquel Butzke, que deixou o PT. 

 

PRINCIPAIS TROCAS 
PDT –
João Henrique Bordignon (vereador eleito na legislatura 2009/2012), José Moura e Giovane Raquel Streck (primeiro e segundo suplentes do Progressistas, respectivamente, no último pleito), Leomar de Lacerda (segundo suplente do PT no último pleito), Antônio Vanair Paz (segundo suplente do PSD no último pleito), Dentinho (exerce o mandato de vereador, sendo eleito pelo PSD) e Aline Maciel (concorreu à vereadora pelo MDB em 2020)
-
PT - Zé Sirlei (terceiro suplente do Progressistas no último pleito) e Rosa Maria da Silva (segunda suplente do MDB no último pleito)
-
MDB – Valnei Rios (vereador no período de 2005/2008 e 2009/2012)

*Errata: Na edição impressa desta sexta, 5, a matéria foi veiculada no jornal impresso colocado Rosa Maria da Silva no PDT. O correto é que ela se filiou ao PT. Pedimos desculpas pelo erro. 


Em Cerro Branco, Paulo Hoffmann assina filiação com o  Progressistas 
Uma das principais filiações em Cerro Branco foi a de Paulo Hoffmann ao Progressistas. Irmão do ex-prefeito Jorge Hoffmann, ele teve 16 anos dedicados à vida pública em Candelária. Na Terra do Botucaraí, ele foi vereador por três mandatos, sendo presidente do Legislativo em duas oportunidades. Além disso, ele também foi titular da Agricultura e do Meio Ambiente. Em 2016, chegou a assumir a Prefeitura por 35 dias, tendo em vista as férias do então prefeito Paulo Butzge e o licenciamento do vice Rui Beise. “Volto ao meu município de origem para com muita humildade buscar um cargo eletivo”, salientou Hoffmann, que é pré-candidato a vereador. 
Outra troca de destaque no município é a de Paulo Unfer, que se juntou ao PL. Segundo o presidente André Skolaude, a sigla também contou com filiações de novos nomes, que podem surgir no cenário eleitoral. Unfer foi vereador por um mandato, além de ser secretário municipal em outras ocasiões. No último pleito, ele obteve 210 votos pelo PTB, sendo o sétimo vereador mais votado, mas acabou não conquistando uma cadeira na Câmara por conta do quociente eleitoral. 

PSB – Ouvido pela reportagem da Folha, o presidente do PSB, Venei Rodrigues, que concorreu à prefeito no último pleito, preferiu não adiantar nenhuma informação sobre as movimentações da sigla, tendo em vista que o fechamento da janela ocorre nesta sexta.