Logo Folha de Candelária
Geral 04/09/2021 03:06
Por: Redação

Vereadora Alexandra Bini indica a criação de cooperativa de reciclagem

Vereadora apresentou indicação para que o Executivo institua e incentive a formação de uma cooperativa com os catadores

A reciclagem é um processo que beneficia o meio ambiente e gera renda para quem faz dela seu trabalho. Em Candelária, muitas famílias tiram o sustento através da coleta e reaproveitamentos dos materiais que são jogados fora. Para organizar essa atividade e melhorar a remuneração das famílias, a vereadora Alexandra Bini (Progressistas) apresentou uma indicação ao Executivo para que seja instituída a criação de uma cooperativa de catadores de material reciclável.

A proposta surgiu a partir de uma visita que a parlamentar fez em uma cooperativa em Santa Cruz do Sul, a Coomcat. A vereadora conheceu como é a estrutura, o trabalho e os benefícios que uma cooperativa pode trazer. “A cooperação é uma realidade e nos mostra como a economia solidária pode contribuir para que esses trabalhadores, com os devidos apoios, podem lograr êxito nesta tarefa difícil e importante para o desenvolvimento do município”, comentou Alexandra.

Segundo ela, a coleta seletiva juntamente com o processo de reciclagem são formas de minimizar dois graves problemas: o desemprego e a quantidade de lixo jogado em aterros sanitários. “É uma forma de gerar empregos, contribuir com a limpeza do meio ambiente, e proteger o mundo, evitando que mais áreas sejam usadas para aterrar o lixo e que mais matéria-prima seja retirada da natureza”, disse a vereadora.

Diversos municípios contam com cooperativas de recicladores que trabalham para que a sociedade consiga reaproveitar o que é descartado. A ideia da vereadora é que Candelária também possa contar com uma cooperativa o mais breve possível. “Nós precisamos regulamentar essa atividade. É bom para o município e para as pessoas que terão maior renda para o sustento de suas famílias”, destacou.

Créditos: Matheus Haetinger