Por: Odete Jochims
Morango do Amor, febre das redes sociais impulsiona procura por morangos
À essa altura, você já deve ter ouvido falar do ‘Morango do Amor’. O doce,
inspirado na ‘Maçã do Amor’, consiste em um morango coberto por uma camada de
brigadeiro branco, finalizada com uma casquinha de caramelo crocante pigmentada
de vermelho que virou febre nas redes sociais. A novidade vem tomando conta do
país – e Candelária não é diferente, com a explosão de demanda impactando
produtores de morango locais.
Rejane Emmel dos Santos de 33 anos e Felix Bringmann 43, produtores de
morango da Linha do Rio, vem enfrentando o desafio de atender ao crescimento
repentino da procura nas últimas semanas. “Não conseguimos suprir tudo. Se
tivéssemos o dobro da produção, venderíamos tudo assim mesmo”, afirma Rejane.
Atualmente, o casal cultiva cerca de 6 mil pés da fruta.
Ainda segundo Rejane e Felix, a demanda também está alavancando os preços do
morango. De acordo com o casal, o fruto teve uma valorização de cerca de 50%.
Hoje, seus morangos são vendidos por R$ 30 o quilo.
Apesar de reconhecerem que o pico pode ser passageiro, os produtores veem
com bons olhos a visibilidade trazida pela moda. “Quem planta morango só tem a
agradecer”, destaca Rejane.
Guilherme Pacheco, proprietário do Açaí Lover e da Doce Magnólia, foi um dos
empreendedores que buscou aderir à tendência – e foi surpreendido pela demanda.
“No começo, eu nem ia fazer. Isso era coisa de doceria”, relembra.
A virada veio após reiterados pedidos de clientes. Guilherme decidiu apostar
e o sucesso foi imediato: em poucas horas, os pedidos passaram de dezenas para
centenas. Ele afirma que não sofreu problemas de abastecimento, pois conta com
três fornecedores. Ainda assim, conforme o empresário, a demanda só cresce. “Os
pedidos não param e novas entregas já estão programadas para hoje”, revela.