Logo Folha de Candelária
Geral 25/04/2021 18:01
Por: Redação

Justiça mantém suspensão das aulas presenciais em todo o Estado

Por decisão da juíza Cristina Luísa Marquesan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, permanecem suspensas as aulas presenciais em todo o território do Rio Grande do Sul. O despacho, emitido na tarde deste domingo, 25, determina que continua válida a decisão liminar que suspendeu as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do Estado enquanto houver bandeira preta com distanciamento controlado.

A juíza se pronunciou nesse sentido após peticionamento da Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), que solicitou que o Estado fosse advertido pelo Judiciário para que cumprisse a determinação da suspensão das aulas presenciais. A petição tem origem no decreto do governo do Estado emitido na sexta-feira, 22, que dispôs sobre o reinício das aulas presenciais na educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental nas regiões de bandeira preta com cogestão.

O Colégio Medianeira, que já havia anunciado a retomada das aulas presenciais nesta segunda-feira, irá esperar os desdobramentos da decisão até a manhã de segunda. Em princípio, o Sinepe (Sindicato do Ensino Privado) orientou as escolas particulares a manter o cronograma de retomada.

Ao ser contatada pela reportagem da Folha, a secretária municipal de Educação, Carla Martin Goelzer, afirmou que as escolas municipais  exigem uma periodo de preparação maior para uma retomada das aulas presenciais, pois existe a necessidade de transporte escolar. Num primeiro momento, ela não acredita  retomada das municipais ainda nesse mês.