Logo Folha de Candelária
Geral 29/06/2023 17:42
Por: Charles Silva

Novo Geoparque promete impulsionar turismo em Candelária e região

Projeto será lançado pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo no dia 8 de julho, durante a Festa da Colônia, em Candelária

A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) está se preparando para a apresentação do ambicioso projeto Geoparque do Vale do Rio Pardo. O evento de lançamento ocorrerá no dia 8 de julho, durante a Festa da Colônia em Candelária, município com maior acervo conhecido de fósseis do Período Triássico do estado, e promete ser um divisor de águas para o turismo de toda a região.

Os Geoparques são áreas que visam preservar e promover a valorização dos elementos geológicos, como formações rochosas, relevos, fósseis e outros aspectos da história geológica do local. Essas áreas geralmente possuem uma diversidade de atrações, como trilhas, sítios geológicos, museus, centros de interpretação e atividades educativas proporcionando uma oportunidade única para os visitantes aprenderem sobre a história da Terra, a importância da conservação geológica e a relação entre o homem e o meio ambiente.

A iniciativa abrange os municípios de Candelária, Vera Cruz, Vale do Sol, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Venâncio Aires, onde já foram mapeados sítios paleontológico, e foi motivada pelo sucesso dos Geoparques de Caçapava do Sul e Quarta Colônia, que recentemente foram reconhecidos internacionalmente pela UNESCO como locais que promovem a conservação, a educação e o turismo sustentável. A Aturvarp projeta que a instauração deste espaço favoreça e fortaleça as economias locais através do turismo local, que será amplamente divulgado, inclusive na Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com o maior número de geoparques, com três territórios certificados. Por isso, a expectativa é grande para a criação de novos espaços desta natureza. De acordo com estimativas, nos locais certificados pela UNESCO, o número de visitantes triplicou, culminando na abertura de novas empresas e dezenas de novos empregos no setor.

Segundo o Presidente da Aturvarp, Djalmar Marquardt, o turismo é uma grande força econômica, que voltou com tudo após a pandemia. “Nossa região tem um imenso potencial e precisa explorar esta vertente da economia e do desenvolvimento regional. Então, nada melhor do que desfrutar de tudo isso através de um turismo consciente e sustentável", destacou.