Logo Folha de Candelária
Geral 03/09/2019 13:43
Por: Luciano Mallmann

Consulta Popular convida a comunidade a escolher suas prioridades

Através da votação, comunidade poderá ajudar a decidir em que serão aplicados os recursos no município

Nos próximos dias 4, 5 e 6 de setembro, a comunidade de Candelária terá uma oportunidade única de ajudar a definir em que setores serão investidos parte dos recursos destinados pelo governo do Estado aos municípios. Trata-se do processo denominado Consulta Popular, através do qual a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento estadual. De acordo com Albino Gewehr, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) local, o processo de participação popular foi uma conquista histórica do interior do Estado do RS. Segundo Gewehr, o governo de Alceu Collares atendeu o desejo das comunidades, permitindo que elas próprias decidissem como aplicar os recursos em suas cidades.

Para tanto, foram criados os Coredes – Conselhos Regionais de Desenvolvimento, em número de 28, e os Comudes municipais. Segundo Albino, o Comude de Candelária constitui um dos mais atuantes, pois, segundo informa, além de se debruçar na apreciação do orçamento anual do município e em suas diretrizes, foi ampliada a representatividade do Comude, com 38 conselheiros, passando a contar este ano com representantes de entidades e instituições como APAE, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Sicredi, além de lideranças de bairros, que se somam às representações sindicais que já vinham atuando no Comude. “Essa é a base para a mobilização nos dias 4, 5 e 6”, destaca Gewehr.

A importância da participação da comunidade

Sobre a importância da participação do maior número possível de pessoas nessa consulta, o presidente local do Comude afirma que “sempre que uma pessoa se mobiliza para participar de um evento como esse é uma oportunidade de exercer sua cidadania”. E, para que isso aconteça, 60 voluntários devidamente registrados estarão, ao longo desses três dias, percorrendo a cidade para colher votos junto à comunidade. Dentro do âmbito do Comude, os cidadãos, que poderão optar por apenas uma demanda, estarão sendo orientados a escolher entre as opções 1, 2 e 3, que são “Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar”, “Qualificação e desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo” e “Desenvolvimento e Inovação tecnológica da região”, respectivamente. Não obstante a orientação do Comude, podem ser votadas ainda as opções “Fomento à agroecologia e à produção orgânica” e a “Educação Ambiental”. Cada eleitor poderá votar somente uma vez.

Em 2018, foram contabilizados 5.570 votos. A meta é que em 2019 se alcance novamente esse patamar ou que ele seja superado, através de centrais de votação em diferentes lugares. Espera-se, e com razão, o engajamento da comunidade. Pois a Consulta Popular é a única maneira de intervir e ajudar a modificar a realidade à volta de cada cidadão.