Logo Folha de Candelária
Geral 17/07/2025 16:16
Por: Isabel Bohrer Porto

Prefeito Rim participa de reunião de mediação sobre acessos na RSC-287

O encontro foi realizado na sede do Ministério Público, em Porto Alegre. Além de representar o município de Candelária, Rim esteve presente na condição de presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).

O prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, o Rim, participou nesta quinta-feira (17) de uma importante reunião de mediação sobre os acessos às propriedades localizadas às margens da RSC-287, a partir da duplicação da rodovia. O encontro foi realizado na sede do Ministério Público, em Porto Alegre.

Além de representar o município de Candelária, Rim esteve presente na condição de presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). O objetivo da reunião foi compreender as demandas locais e alinhar as ações já realizadas e previstas pelo Estado, visando garantir segurança e acessibilidade aos moradores e produtores que utilizam esses acessos diariamente.

A mediação foi conduzida pela promotora Ivana Ferrazzo e pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz. A reunião foi agendada pelo promotor Érico Barin, que acompanha o tema no Ministério Público em razão das obras de duplicação já iniciadas em Santa Cruz do Sul.

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, participou de forma presencial. Também acompanharam a reunião, de forma on-line, os prefeitos Gilson Becker (Vera Cruz) e Jarbas da Rosa (Venâncio Aires). Estiveram ainda presentes promotores de diversos municípios, representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) e da Secretaria Extraordinária da Reconstrução do Estado.

Durante o encontro, o prefeito Rim também cobrou esclarecimentos sobre como será realizada a passagem de veículos na rodovia, destacando que muitos produtores rurais moram de um lado da RSC-287 e têm suas lavouras do outro. A preocupação é garantir que o deslocamento de equipamentos e produtos não seja prejudicado ou onerado de forma injusta.

Uma nova reunião está agendada para o dia 4 de agosto, com o objetivo de dar continuidade ao diálogo e à construção de soluções conjuntas. “Estaremos presentes e cobrando, pois os produtores não podem pagar essa conta”, afirmou o prefeito Rim.


TEXTO: Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Candelária