Logo Folha de Candelária
Geral 14/04/2020 17:07
Por: Redação

O uso das máscaras diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus

A recomendação já havia sido feita pelo Ministério da Saúde e pela OMS, ainda que com ressalvas

  • Candino, o mascote oficial de Candelária, devidamente caracterizado para o período de coronavírus
  • Imagem mostra um homem doente (à esquerda) falando com uma pessoa saudável (à direita), ambos com máscara
  • Imagem mostra um homem doente (à esquerda) falando com uma pessoa saudável (à direita), com o homem doente usando máscara
  • Imagem mostra um homem doente (à esquerda) falando com uma pessoa saudável (à direita), ambos sem máscara
  • Gabinete da Primeira-Dama coordena produção caseira de máscaras (Foto: Erni Bender)

Reportagem veiculada pelo site G1 nesta terça, 14, aborda uma questão que causa muitas dúvidas nestes dias de pandemia do coronavírus. Afinal, as pessoas, de uma forma geral, devem usar as máscaras como medida de prevenção ao novo coronavírus? A matéria usou imagens que mostram, de forma bastante esclarecedora, que a máscara é uma barreira importante para diminuir a proliferação da doença.

As ilustrações demonstram as chances de contágio entre duas pessoas que conversam. Uma delas está doente; a outra, não. As situações mostram a probabilidade de se contaminar se apenas uma delas está usando máscara, se nenhuma delas está usando o acessório e se as duas estão usando.

A recomendação dos especialistas é que todos usem máscaras, mas, se não houver quantidade suficiente para todos, elas devem ser reservadas para os doentes. Eles também ressaltam que devem ser usadas máscaras caseiras, para que não falte aos profissionais de saúde. Quando as duas pessoas conversam sem máscara, a chance que a pessoa saudável pegue a Covid-19 da pessoa que está doente é muito alta.

A chance de contágio vai diminuindo, portanto, se todas as pessoas usarem as máscaras, porque aumentam as barreiras de proteção contra o vírus.

Máscaras caseiras

No início, as máscaras eram recomendadas somente para pessoas com sintomas e profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Mas, depois, o Ministério da Saúde mudou as recomendações, e a OMS admitiu que, apesar de não serem a solução ideal, os acessórios podem ser uma boa estratégia.

Mas os dois órgãos também ressaltaram que é importante usar máscaras caseiras, para que não falte aos profissionais de saúde. No início da pandemia, a corrida pelas máscaras e outros itens – como álcool gel – fez com que esses itens ficassem em falta para as equipes de saúde.

O Gabinete da Primeira Dama de Candelária iniciou na manhã de segunda, 13, nas dependências do CRAS, ao lado da Escola Christiano Affonso Graeff, a confecção de máscaras caseiras de proteção para o novo coronavírus. A iniciativa da primeira-dama Gabriela Butzge soma esforços com as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde. A produção das máscaras será destinada para o Centro de Atendimento de Pacientes com Sintomas Respiratórios que funciona no prédio da Ulbra, onde será feita a distribuição.

Créditos das ilustrações: Reprodução TV Globo