Logo Folha de Candelária
Região 19/11/2021 13:49
Por: Odete Jochims

Artesanato de Cerro Branco é destaque em concurso estadual de lã ovina

Os trabalhos da artesã Elisabeth Maria Kudrna receberam destaque na classificação final do concurso estadual promovido pela EMATER

  •  A artesã Elisabeth Maria Kudrna com Cristina Renner Karsburg, da EMATER

Para Elisabeth Maria Kudrna, carinhosamente chamada de Lise, o artesanato é uma tradição familiar. Quando criança, ela conta que as brigas entre primos ou irmãos, quando arbitradas pelos mais velhos, não tinham como punição o famoso ‘cantinho de pensar’. Em vez disso, as crianças deveriam trabalhar suas habilidades no artesanato. Se o resultado não fosse do agrado das matriarcas, a consequência era refazer a peça do início. Assim, o que começou como um castigo, não tardou a se tornar uma paixão.

A oportunidade para Lise aprofundar seus talentos e publicizá-los se deu por iniciativa da EMATER. Segundo Cristina Renner Karsburg, extensionista social rural, o trabalho desenvolvido pela EMATER junto ao artesanato tem como objetivo estimular, de um lado, o desenvolvimento de capacidades artísticas, e de outro, o resgate da cultura tradicional do campo. Do ponto de vista econômico, a ideia é buscar mercados para a comercialização e inserção desta atividade nas políticas públicas, gerando emprego e renda às famílias das artesãs.

Hoje, o município de Cerro Branco conta com o Espaço do Artesanato em Lã Ovina, no Arroio Bonito, onde são realizadas oficinas de processamento artesanal da lã. O processo consiste na lavagem, tingimento, cardação, fiação e tecelagem da lã. Cabe destacar: todo o trabalho é feito de forma manual.

Foi neste contexto que Lise, grande destaque nestas atividades, se inscreveu no II Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina, organizado pela EMATER/ASCAR-RS Central, de Porto Alegre. No mês de julho, suas peças de lã feltrada foram selecionadas na etapa regional de Santa Maria. Na etapa estadual, realizada em setembro, na Expointer, a artesã cerrobranquense recebeu destaque na classificação final.

As peças elaboradas por Elizabeth, bem como todos os trabalhos realizados no Espaço do Artesanato, se encontram à venda. Potenciais interessados nas peças de Lise podem entrar em contato no telefone pessoal da artesã: (51) 9 9391 9911. Seus trabalhos também podem ser conferidos no seu ateliê, em Cerro Branco, na Avenida 12 de Maio, próximo a Igreja Betel.

Por: Arthur Lersch Mallmann