Por: Redação
Morre aos 72 anos a empresária Sônia Lange
Faleceu na manhã desta terça, 15, no Hospital Santa Cruz, a empresária Sônia Lange, aos 72 anos. Conhecida pela comunidade candelariense por sua atuação junto à Cerâmica Candelária, Sônia foi uma das poucas personalidades locais a receber a Comenda do Botucaraí, principal distinção de Candelária, recebida em 2011.
Sônia nasceu em 2 de agosto de 1949, na localidade de Linha Brasil, interior de Candelária, onde residia e onde também funcionava a cerâmica e a Arcofer, da qual também era proprietária. Era filha de Elemar Doebber e de Milka Kottwitz Doebber. Era casada com Orlando Lange, com quem teve o filho Jacson.
As atividades da Cerâmica Candelária tiveram início em 1956, ano em que o estabelecimento ainda era conhecido como Olaria. Para aprender mais sobre a produção de cerâmica, Sônia viajou para a Alemanha em 1994, após o que a produção da cerâmica teve um aumento considerável. Tanto a cerâmica quanto a Arcofer eram consideradas “o negócio da família”, pois eram administradas, além de Sônia, pelo marido e o filho. Na sua propriedade, Sônia também exercia a atividade de agricultora e pecuarista, com a criação de gado, frangos e realizando plantio de árvores nativas.
O velório acontecerá nesta quarta, 16, a partir das 8h na Capela da Cerâmica Candelária (localidade Linha Brasil interior), de onde sairá as 16h horas, para o Memorial Crematório São José, em Caxias do Sul.