Logo Folha de Candelária
Geral 24/06/2021 17:32
Por: Redação

Junho Violeta propõe políticas para fim da violência contra idosos

Proposta da vereadora Ginevra da Silveira (PSB) tramita nas comissões da Câmara de Vereadores

A vereadora Ginevra da Silveira (PSB) apresentou na sessão ordinária da última segunda-feira, 21, um projeto de lei que instituiu o Junho Violeta em Candelária. A ideia é conscientizar, prevenir e enfrentar a violência contra a pessoa idosa por meio de ações da Secretaria de Assistência Social e Habitação. O projeto tramita nas comissões da Câmara de Vereadores e deve ir a votação nos próximos dias. De acordo com a proposição, o Junho Violeta tem o objetivo de garantir dignidade e respeito, promover ações que tragam qualidade de vida aos idosos, reprimir e combater a violência, desenvolver ações de mobilização, sensibilização, instrução, prevenção e conscientização da população em relação a todos os tipos de violência contra a pessoa idosa, entre outras ações.

“Eu atuei junto ao Conselho do Idoso enquanto secretária de Assistência Social e tivemos a grata satisfação de realizar um belo trabalho em 2019. Depois de muito tempo realizamos a Semana Municipal do Idoso, e a instituição do Junho Violeta vem como uma forma de reflexão para que juntos possamos ajudar a diminuir o número expressivo de casos de violência contra a pessoa idosa”, destacou.

DATA - A escolha pelo mês de junho leva em conta que no dia 15 se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela ONU com o objetivo de chamar a atenção e criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa. Para a vereadora, é necessário implementar ações de prevenção para que atos dessa natureza não mais ocorram no âmbito da territorialidade municipal.