Logo Folha de Candelária
Geral 26/06/2017 10:31
Por: Tiago Mairo Garcia

Candelária prepara festa alusiva aos 92 anos de emancipação

Mês de julho marca as comemorações a mais um aniversário do município

Candelária vive no mês de julho o mês de mais um aniversário de emancipação, que é festejado no dia 7. Em vista disso, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, está preparando diversos eventos para comemorar a data. A programação tem seu ponto de partida no dia 1º, com hasteamento da Bandeira na Praça Alberto Blanchardt da Silveira, às 8h. Logo em seguida, às 9h, tem inicio o Encontro Regional da Família Rural, no Parque de Eventos Itamar Vezentini.  Para o dia 2, está programada a inauguração do Centro Comunitário da localidade de Data do Ribeiro, às 10 horas. Após, acontecerá festa da comunidade. Para o dia 5, às 18h30, no auditório da Acic, está prevista uma palestra do projeto “Um sim transforma o mundo”, da secretaria municipal de Assistência Social. 
No dia 7, às 10h, será realizada a reunião dos parceiros do Sindicato Rural e Senar, na sede do Sindicato Rural.  Às 14h, serão abertas as exposições da Festa da Colônia, na rua coberta. Às 17h, tem reunião da Amvarp, na Casa de Cultura Marco Mallmann. Em seguida, às 19h, acontece a abertura oficial da Festa da Colônia. A festa será realizada nos dias 7, 8 e 9, e contará com a animação do Trio Classe A. A programação ainda inclui o lançamento da Geladeiroteca - uma inovação literária para a comunidade cultural -, show nativista com Emerson Gottardo, e o XX Encontro de Jipeiros no Parque de Eventos de Candelária. Para o dia 8, está agendado o baile de escolha das novas soberanas, no Clube Rio Branco, evento alusivo à comemoração do aniversário do município e dos 142 anos do Clube Rio Branco. 
No dia 11 de julho, acontece a Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de direitos e fortalecimento do Suas”, no Salão Paroquial da igreja Católica, a partir das 8h. Também no dia 11, será realizado o  Concurso de Leitura em Língua Alemã, na Escola São Paulo, na Linha do Rio. Já no dia 13 de julho, para as 14h, está programada a inauguração do prédio do Creas, juntamente com uma homenagem aos 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na rua Amândio Silva. No dia 16, o Roteiro da Gastronomia Sabores Coloniais tem sequência, com o 7º Festival do Arroz, que terá lugar no ginásio comunitário da Linha Palmeira, a partir das 11h30.  Dia 20, acontece a primeira etapa do 2º Fórum da Consciência Negra, com o tema “Nem branco nem preto, minha raça é humana”, no salão da Comunidade Sinodal. Dia 21, tem jornada pedagógica com os professores da rede municipal, em local e horário ainda a ser confirmado. As comemorações culminam dia 25 de julho com os festejos do Dia do Colono e Motorista, com o tradicional desfile de veículos pelas ruas da cidade, encerrando com almoço no salão de Elsino Ellwanger, na Vila Botucaraí (com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura).