Logo Folha de Candelária
Polícia 03/10/2022 13:52
Por: Redação

Golpistas do precatório fazem novas vítimas na região

Passando-se por advogado, o golpista entra em contato e anuncia que o cliente tem direito ao recebimento de valores

  • Crédito: Reprodução / Web
  • Ana Berwanger: presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB – Candelária/RS

O que parece, em um primeiro momento, ser uma simples conversa em tom amistoso e com ares de empatia entre advogado e cliente tem causado inúmeros registros junto às subseções da OAB de Candelária e região. Isso porque não se trata de uma despretensiosa mensagem de WhatsApp. mas de um golpe muito bem elaborado para extorquir valores e capturar dados das vítimas. 

Nas últimas semanas, diversas subseções da OAB relataram o mesmo modo de operação: Utilizando-se do WhatsApp, o golpista entra em contato e apresentando-se como advogado(a) da parte ou seu secretário(a), anuncia o pagamento de precatório e diz que para obter uma Declaração de Isenção de Imposto de Renda é necessário o pagamento de custas de uma suposta certidão.  Para ludibriar a pessoa, o criminoso até envia um alvará falso atestando o pagamento. Persuadida, a vítima fornece informações e dados que facilitam a aplicação do golpe. Após a transferência bancária e o envio do recibo, as mensagens são apagadas e como num passe de mágica, a foto do perfil desaparece e as mensagens não apresentam mais o status de entrega o que confirma o êxito da fraude. 

De acordo com a advogada e presidente da Comissão de Direito Previdenciário de Candelária, Ana Berwanger, nos últimos dias fervilharam informações a respeito do pagamento de precatórios o que pode ocasionar confusão e aumentar a probabilidade de concretização do golpe. “Muitas das vítimas, persuadidas pela ideia de ter algum valor a receber, forneceram dados inocentemente e caíram no golpe”, declarou.

Ainda de acordo com a advogada, nestes casos, é melhor pecar pelo excesso de cuidado.“O cidadão que for abordado com esta intenção deve procurar o seu advogado constituído, pois é ele quem conhece a sua causa podendo passar todas as informações pertinentes ao andamento da demanda”, completou.

De acordo com as autoridades policiais, caso o contatado tenha realmente alguma causa em tramitação e na impossibilidade de ir pessoalmente até o escritório, solicite uma chamada telefônica ou por videoconferência para se certificar que está realmente conversando com seu advogado. Caso o golpe tenha se concretizado, a orientação é de que a vítima faça a denúncia em uma delegacia de polícia presencialmente ou por via digital através do site: https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/.

Fonte: Comunicação - Berwanger Advogados