Logo Folha de Candelária
Geral 18/01/2024 18:57
Por: Diego Foppa

Uso do ar-condicionado exige alguns cuidados

Série de medidas pode melhorar o desempenho dos aparelhos e evitar problemas

As altas temperaturas que assolam o Estado desde o início de dezembro nos lembram imediatamente do ar-condicionado. O aparelho deixou de ser um item de luxo e passou a fazer parte dos lares, sendo um alívio para amenizar o calorão. No entanto, apesar de todo o conforto que o ar-condicionado pode proporcionar, é necessário estar atento a uma série de medidas que garantem um uso mais eficiente doa aparelho e que também podem impactar a sua saúde ou até mesmo o seu bolso. 

Conforme o técnico em climatização e proprietário da empresa Fabiano Climatização, Luís Fabiano de Azambuja da Silva, os pedidos pela instalação do aparelho aumentaram muito nos últimos anos. Ele conta que está atuando com duas equipes para dar conta da demanda. “Se tornou uma necessidade ter um ar-condicionado em casa ou no ambiente de trabalho”, relata. Para o funcionamento mais adequado do ar-condicionado é recomendado realizar uma revisão periódica, pois isso ajuda a evitar problemas comuns como o ar não gelar tanto e fazer barulhos. “O indicado é que entre agosto e setembro, seja realizada a limpeza/higienização do aparelho por um profissional, bem como uma revisão de modo geral na serpentina e gás”, explica. Além disso, Fabiano destaca a necessidade de limpar os filtros de 15 em 15 dias. “Isso é algo simples e que pode ser feito pelo proprietário utilizando apenas água e sabão”, acrescenta. 

Temperatura ideal e como economizar na conta de luz 
Para ter um ambiente com temperatura agradável e ao mesmo tempo um controle sobre o gasto de energia elétrica, muitos consumidores se questionam sobre qual é a temperatura ideal para manter o ar-condicionado. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que a temperatura ideal em ambientes fechados deve girar em torno de 23 e 26 graus durante o verão. Manter o aparelho nessa faixa irá garantir economia na conta de luz e conforto térmico. Se ainda assim estiver muito calor, é possível ajustá-la entre 20 e 23 graus. 

SAIBA MAIS - Ter um ar-condicionado adequado ao seu ambiente também deve ser uma preocupação. Utilizar aparelhos subdimensionados poderá aumentar o consumo de energia e fazer com que seu equipamento não atinja as temperaturas de resfriamento consideradas ideais. Alguns pontos importantes a serem avaliados são: tamanho do ambiente onde o aparelho estará instalado, incidência de sol nesse ambiente, quantidade de pessoas que frequentam e circulam no local e aberturas de portas e janelas.