Logo Folha de Candelária
Geral 24/12/2021 09:49
Por: Odete Jochims

O ateliê do Papai Noel

  • Ângela Porto

Pode não ser nos moldes dos contos natalinos, mas uma fábrica do Papai Noel está estabelecida em Candelária. Em vez de duendes, as trabalhadoras são artistas e artesãs; em vez de brinquedos, elas produzem a própria atmosfera do Natal. Ao longo do ano, diversas artistas se empenham em projetar, produzir e consertar incontáveis enfeites natalinos.

Ângela, uma destas artistas, diz que, desde quando tem memória, sempre gostou de pintar. Ela trabalha no Departamento de Cidadania e Paisagismo há um bom tempo e é responsável não apenas pela decoração do Natal, como também da Páscoa. A artista menciona a importância de sempre seguir aprimorando a sua técnica através de cursos. "Todo o dia é um desafio. Estamos tentando aprender mais para seguir mostrando o nosso trabalho junto com uma equipe maravilhosa, com colegas incríveis", comenta.

Boa parte do trabalho de Ângela e de suas colegas é interno; isto é, ocorre dentro do ‘ateliê do Papai Noel’. Praticamente todas as peças que enfeitam as ruas de Candelária passam por lá. “O pessoal do departamento me apresenta uma ideia ou um tema e eu ponho em prática. Então as pinturas e a parte artística são comigo. Eu tenho ajuda das minhas colegas para conseguirmos agilizar tudo, senão ficaria complicado em razão da quantidade de trabalho e dos prazos que temos", explica.

Além da decoração natalina, recentemente Ângela também se encarregou de fazer um mural de borboletas na praça. Ela não esconde a realização de poder expor, todo o ano e cada vez mais, um pouco da sua arte nas ruas. “Me sinto muito feliz de poder mostrar o meu trabalho. Sou filha de agricultores, lá do interior. Uma pessoa que estava escondidinha e, de repente, alguém descobriu", conta, realizada. Ângela parabeniza todas as suas colegas que também contribuíram para a decoração da praça e conclui: “teremos coisas bem legais para a Páscoa; esperamos que o pessoal goste”.