Logo Folha de Candelária
Geral 15/06/2018 11:44
Por: Tiago Mairo Garcia

Basquete: Candelária sedia Sul-Brasileiro de Clubes no Gigante do Botucaraí

Equipe Sub-17 Feminina do Flyboys conta com apoio do torcedor para buscar título nacional inédito em casa

  • Equipe local conta com os reforços de Louise Stefanello e Milena Froeming para a disputa da competição nacional
  • Equipe Sub-17 do Flyboys realizou treinamentos nesta semana em preparação para o Sul-Brasileiro que ocorre neste final de semana

Escolhido pelas Federações Estaduais de Basquete do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul como sede, o município de Candelária recebe pela primeira vez neste final de semana a disputa do Campeonato Sul-Brasileiro de Clubes Sub-17 Feminino. A escolha foi um justo reconhecimento à equipe do Flyboys, de Candelária, que nos últimos anos tem se destacado com conquistas no basquete feminino de base em âmbito estadual, nacional e internacional.
A competição inicia nesta sexta, 15, às 18h30, no Ginásio Municipal Gigante do Botucaraí, com a partida entre Coc/BSF/Itaipu/Smel/Foz do Iguaçu, do Paraná e Abasmo/São Miguel do Oeste, de Santa Catarina. Após, às 20h, ocorre a solenidade de abertura do evento, com a presença de autoridades e imprensa, seguido do jogo de fundo entre Flyboys, de Candelária, e Colégio Sinodal, de São Leopoldo, ambos do Rio Grande do Sul. 
No sábado, 16, às 14h, o Flyboys enfrenta o perdedor ou vencedor do jogo 1 e às 15h30 o Colégio Sinodal jogará contra o vencedor ou perdedor do jogo 1. A competição será encerrada no domingo, 17, às 10h, com o perdedor do jogo 3 x perdedor do jogo 4, e às 11h30 com vencedor do jogo 3 x vencedor do jogo 4. Quem somar o maior número de vitórias nas três rodadas será o campeão. Após os jogos, ocorrerá a entrega da premiação aos vencedores.

CICLO 

Para o técnico do Flyboys, Ricardo Ellwanger, a competição será de alto nível técnico e destaca a qualidade das equipes adversárias. "Vamos enfrentar os três times campeões estaduais. Nossa meta é fazer um campeonato em que as individualidades agreguem com o coletivo e tentar disputar a final no domingo", destacou o treinador. Ellwanger salientou ainda que a competição deverá ser a última de âmbito nacional do atual grupo de atletas. "Estaremos fechando um ciclo de 5 anos em que se obtiveram as conquistas do estadual sub-13 e o sul-americano sub-14 série prata. Será a primeira competição delas em casa. Sabemos que é difícil, os adversários são qualificados, mas também temos um time com qualidade. Vamos lutar muito para alcançar bons resultados", finalizou.
Para a disputa do Sul-Brasileiro de Clubes, o Flyboys já conta com dois reforços importantes: as atletas candelarienses Milena Froeming e Louise Stefanello, que atualmente jogam pelo Tupã, de São Paulo. As duas atletas já estão realizando treinamentos com a equipe candelariense para a disputa da competição. As jogadoras destacaram o orgulho de poder voltar e disputar a competição nacional em Candelária defendendo o Flyboys. "É maravilhoso poder voltar e se sentir em casa. Queremos fazer um ótimo campeonato e tentar obter uma boa colocação", disse Milena. Já Louise destacou a sua alegria de estar novamente com a equipe candelariense. "Aqui temos uma amizade de anos, onde começamos todas juntas. O grupo está fechado e vamos em busca do objetivo", frisou. 
As duas atletas destacam a ótima experiência que estão vivendo em São Paulo e frisaram que o sonho de seguir carreira no basquete é possível aqui em Candelária. "Só depende delas. Se nós conseguimos chegar, elas também podem. Bastar treinar e se dedicar que elas podem chegar onde elas quiserem", disse Louise. Já Milena salientou o trabalho do técnico Ricardo Ellwanger na formação das atletas. "As meninas de Candelária têm um grupo mais fechado e contam com um ótimo treinador. Se estamos lá, muito se deve ao trabalho realizado pelo Ricardo com o Flyboys", finalizou a jogadora.
Durante o final de semana, mais de 100 pessoas entre atletas e comissões técnicas das quatro delegações estarão hospedados e circulando pelos restaurantes e comércio de Candelária. A entrada no Ginásio Gigante do Botucaraí será gratuita para acompanhar os jogos. "Ter o sul-brasileiro de clubes em Candelária era um sonho que virou realidade. Convidamos a comunidade para vir prestigiar e apoiar as nossas meninas nesta competição de âmbito nacional", finalizou a presidente do Flyboys, Ginevra Haubert da Silveira. O evento é uma realização conjunta da Federação Gaúcha de Basquete, Federação Catarinense de Basquete e Federação Paranaense de Basquete e com apoio da Prefeitura Municipal de Candelária através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura Esporte.

 

Programação do sul-brasileiro de basquete 
Hoje, 15 de junho
18h30 - Abasmo/SC x COC/PR
20h - Abertura
20h30 - Flyboys/RS x Colégio Sinodal/RS (Transmissão da Rádio Vida Nova FM)
Sábado, 16 de junho
14h - Flyboys x vencedor ou perdedor jogo 1
15h30 - Colégio Sinodal x Vencedor ou perdedor jogo 1
Domingo, 17 de junho
Perdedor jogo 3 x perdedor jogo 4
Vencedor jogo 3 x vencedor jogo 4 (Transmissão da Rádio Vida Nova FM)