Logo Folha de Candelária
Geral 29/12/2022 18:23
Por: Arthur Lersch Mallmann

Como organizar sua vida financeira em 2023

A virada do ano costuma ser uma época propícia para metas; confira algumas formas de racionalizar gastos e tirar seus objetivos do papel

Fim de ano é o momento propício para avaliar o ano que passou e projetar o que está por vir. Neste contexto, é comum que façamos diversos planos que, não raro, são esquecidos poucos meses após a virada. Mesmo que estas metas não estejam diretamente ligadas à questão financeira, estar em dia com as contas costuma ser uma pré-condição para a realização destes objetivos. Nesta época, os assalariados já receberam o 13º, muitas pessoas saem de férias e, nesse sentido, é preciso um elemento muito importante para começar 2023 com o pé direito: organização financeira.

Para a consultora financeira Taís Knies, a maioria das pessoas que receberam o 13º já devem ter feito algo com o valor extra. “Querendo ou não, as festas de fim de ano também envolvem despesas extras”, comenta. Entretanto, a profissional alega que é sempre possível empregar parte deste dinheiro no planejamento do ano seguinte. “É possível quitar dívidas, pois é sempre um grande alívio começar o ano zerado. Outra possibilidade é dar início a uma reserva emergencial ou reservar o dinheiro para os gastos de início de ano, como o IPVA, o IPTU. Além disso, muitas pessoas tiram férias em janeiro e, como sabemos, dinheiro não serve apenas para pagar contas. O 13º também pode ser investido em você mesmo. É sempre possível achar um meio termo”, explica.

Quanto às metas para 2023, Taís ressalta que é importante não estabelecermos objetivos de mais, nem de menos. “Precisamos ter objetivos específicos. A maioria das pessoas não tem metas, elas apenas vão vivendo (ou sobrevivendo). Dessa forma, planos, como uma viagem de fim de ano, parecem muito distantes”, destaca. Como dica, a consultora sugere que as pessoas sentem, elenquem suas metas prioritárias e a escrevam no papel. “Façam perguntas a si mesmos. O que eu quero? Para quando? Quanto custa? Como vou realizar? Estas perguntas simples definirão o plano para realizarmos estas metas – e quem não tem um plano, nunca alcançará seu objetivo”, conclui.