Logo Folha de Candelária
Geral 13/09/2019 15:09
Por: Redação

Se o tempo permitir, a Caminhada Cívica será neste domingo

Tempo instável registrado no último final de semana determinou o adiamento. Desfile tem início programado para às 8h30 da manhã

Entre os brasileiros, os gaúchos são reconhecimentamente os que mais gostam de reverenciar o seu território e a sua cultura. Por conta disso, quase todas as cidades festejam os chamados ideais farroupilhas em setembro, que terminam no feriado do Dia do Gaúcho, celebrado no 20 de Setembro. Mas a primeira Pátria dos que habitam este país de dimensões continentais, incluindo os que vivem no trecho mais ao sul, ainda é o Brasil. Coincidentemente, o culto à Pátria ocorre também em setembro, normalmente nos primeiros dias do mês até o dia 7, quando é comemorado o Dia da Indendência do país. Por conta desta proximidade de datas e também em virtude de adiamentos determinados pelas condições climáticas, em Candelária neste ano a mais importante homenagem à Pátria se dará em plena Semana Farroupilha. Trata-se da Caminhada Cívica, programada para este domingo, 15, a partir das 8h30, tendo em vista a impossibilidade de sua realização tanto no dia 7 como no dia 8, em virtude das chuvas do último final de semana. 

A transferência no dia 7 foi decidida apenas nas primeiras horas da manhã de sábado, 7, através de um comunicado transmitido através da imprensa e amplamente reproduzido nas redes sociais. Inicialmente, a ideia era realizar o desfile no dia seguinte, mas já no final da tarde de sábado, diante da continuidade da instabilidade e a previsão de mais chuva no domingo, um novo comunicado determinou o adiamento para o dia 15. A expectativa geral é de que, desta vez, a Caminhada Cívica efetivamente aconteça, até porque, por ora, as previsão meteorológicas não indicam chuva para este domingo. Como ocorre tradicionalmente, a Caminha Cívica irá ocorrer na avenida Pereira Rego, no trecho a partir da esquina do Banco do Brasil até as proximidades da Choperia e Pizzaria Barão. A dispersão está prevista para a frente da Casa Radünz. Os veículos do transporte escolar irão aguardar na rua 7 de Julho. O ponto de referência é a Relojoaria Borchhardt. Já as apresentações durante o desfile deverão ser realizadas em três pontos: na esquina do Banrisul, em frente à praça e na Floricultura Casa da Flor. A Caminhada Cívica será aberta pelas soberanas do município e encerrada com a participação dos bombeiros.