Logo Folha de Candelária
Geral 07/12/2023 16:49
Por: Charles Silva

Concurso de Teatro promove o engajamento estudantil em temas sociais

Iniciativa promovida pelo Comitê Transversal reuniu escolas municipais para inserir questões como o respeito à diversidade e o combate ao preconceito e a violência

  • A grande vencedora do concurso foi a obra “Minha voz é sua também”, apresentada pela Escola São João Batista de La Salle

Na manhã de quarta, 6, a prefeitura municipal de Candelária, por meio da secretaria municipal de Educação, promoveu um concurso de teatro junto as escolas do município. A atividade, promovida na Escola Percílio Joaquim da Silveira, localizada na Vila Fátima, foi organizada pelo Comitê Transversal, criado para inserir questões como o respeito à diversidade, às diferenças de gênero e o combate ao preconceito e a todos os tipos de violência no cotidiano das escolas municipais de Candelária.

O evento contou com a participação de seis escolas do município: Adão Jaime Porto, São Paulo, La Salle, Francisco Hübner, Cristo Rei e a anfitriã, Percílio Joaquim da Silveira, que apresentaram peças que abordaram temas relevantes como a violência contra a mulher, gênero e maternidade, divisão sexual do trabalho, representatividade feminina nos espaços do poder e questões étnico-raciais.

Conforme Fernando Dimer, psicólogo e coordenador do Comitê Transversal, toda a atividade foi pensada e desenvolvida para que as escolas e os jovens de fato se interessassem em aprender mais sobre as temáticas, objetivo cumprido com muito mérito por todos os envolvidos. “As apresentações superaram nossas expectativas. A cultura e a arte são ferramentas muito potentes para a aprendizagem. Consideramos o evento um grande sucesso e, certamente iremos repeti-lo em 2024”, relatou.

As apresentações e performances foram julgadas por um grupo de representantes femininas, protagonistas em suas áreas de atuação, são elas: a secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, Jaqueline Macedo; a Vereadora Ginevra Haubert da Silveira; a capitã da Brigada Militar de Candelária, Quelen Brondani; a gerente da agência do Sicredi, Elaine Lopes; e a técnica em Turismo da secretaria, Paola Rech. A grande vencedora do concurso foi a obra “Minha voz é sua também”, apresentada pela Escola São João Batista de La Salle. Contudo, também foram escolhidos o melhor ator e atriz, cenário, figurino e roteiro.

Confira os vencedores em cada categoria:

Melhor obra – Escola São João Batista de La Salle

Melhor cenário - Escola Adão Jaime Porto

Melhor figurino - Escola Cristo Rei

Melhor roteiro - Escola Francisco Hübner Filho

Melhor atriz - Taís Oliveira da Rocha - Escola Percílio Joaquim da Silveira

Melhor ator - Nicolas Jeremias Kopp - Escola São Paulo