Logo Folha de Candelária
Geral 18/10/2019 14:00
Por: Luciano Mallmann

Crime ambiental: depósito de lixo é encontrado a poucos metros do ponto de coleta da Corsan

Ponto de descarte clandestino foi descoberto por acaso no dia 14 por servidores do Departamento do Meio Ambiente

Fazer a coleta seletiva do lixo, plantar árvores e criar uma maneira sustentável de viver o dia a dia são práticas que se tornam sempre mais necessárias pela enorme capacidade, inexistente entre outras espécies, que, até um passado recente, o ser humano sempre teve de poluir tudo que toca. Com uma natureza que agoniza diante de olhares mudos, atitudes radicais em relação a quem polui são mais que necessárias – principalmente se quem o faz é o ser que se considera o protagonista único do que acontece sobre a superfície do planeta. O tom de alarme se torna necessário diante da gravidade de um crime ambiental descoberto pelos funcionários ligados ao Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Candelária: um depósito de lixo clandestino localizado a poucos metros de distância do ponto de captação de água da Corsan.

O depósito clandestino foi descoberto por acaso por integrantes do Departamento de Meio Ambiente no último dia 14. De acordo com as palavras do coordenador do Meio Ambiente, Albino Gewehr, a situação, considerando a localização do depósito, é semelhante a alguém “colocar o lixo no próprio copo de água que bebe”. A comparação é sustentada pelo gerente da Corsan de Candelária, Joanei Antonelli, que também se preocupa com a proximidade do lixo com o ponto de captação, que pode, além de poluir gravemente a água consumida por toda a cidade de Candelária, dificultar, pelo descarte de materiais como plástico, entre outros, a própria captação de água, em função de eventuais entupimentos. Mesmo estando em estágio inicial, a existência do depósito, por estar localizado em um ponto considerado vital, caracteriza um grave crime ambiental, previsto na Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, artigo II.

Pela gravidade dos fatos, o setor de Meio Ambiente do município conclama a população a ficar em estado de alerta para descobrir e apontar os autores desse crime, com o objetivo não apenas de reverter a situação, mas para dar-lhes uma punição exemplar. Pelo bem de toda a população de Candelária, é necessário que isso se dê o mais rápido possível.