Logo Folha de Candelária
Geral 26/03/2021 15:13
Por: Redação

Mandala busca parceiros para divulgação do mês de conscientização

Associação busca empresas apoiadoras da causa que queiram decorar suas vitrines ou fachadas com material alusivo à data.

Atuando há mais de três anos em Candelária, com a missão de buscar uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento para autistas e suas famílias, a Mandala Associação Pró-Autismo, está se organizando para mais um mês de conscientização sobre o tema.

Com estudos de 2020 que apontam que uma em cada 54 pessoas possui o Transtorno do Espectro Autista (Tea), chega-se a uma conclusão de que há um aumento significativo de casos. Em 2004, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, sediada na Geórgia, apresentou uma pesquisa que dizia que uma pessoa a cada 166 tinha o transtorno. Já em 2012, o número era de um para cada 88 pessoas. Em 2018, os dados diziam que uma em cada 59 pessoas eram autistas.

Diante desta realidade que deixa um ponto de interrogação  na vida de muitas famílias, sobre como agir e onde procurar ajuda, associações de todo o mundo se unem durante o mês de abril, para divulgar o tema e alertar sobrea a necessidade de políticas públicas em auxílio aos autistas e suas famílias.

Mesmo havendo o mês inteiro para ações relacionadas ao autismo, o dia 2 é o escolhido para o Dia Mundial de Conscientização. Sendo assim, a Mandala que possui atualmente 33 famílias cadastradas, em sua maioria de Candelária, mas atendendo também Cerro Branco, Novo Cabrais, Vale do Sol e Paraíso do Sul, está buscando o apoio de empresas que aceitem se engajar na causa, especialmente durante o mês de abril.

Como apoiar a ação

A presidente da entidade, Mariéle Gomes Gross, explica que cada estabelecimento que desejar se unir ao grupo, pode contatar algum membro da diretoria da associação, ou através da página da entidade no facebook ou instagram, que tudo será combinado. “Já tivemos a sinalização positiva do executivo de Candelária para iluminarmos uma rotatória da cidade com a cor azul, cor símbolo do autismo, e também vamos fixar alguns cartazes pelo centro falando sobre autismo. Além disso, preparamos um material para deixar exposto nas lojas, e aquelas empresas que puderem, estamos pedindo que decorem seus espaços com balões azuis, panos ou luzes quando tiverem”, explica.

Ela comenta que ao contrário de outros anos em que a entidade promovia eventos, palestras, encontros para debater o tema, em função da pandemia isso não será possível neste ano, e por isso, disponibilizar esse material é fundamental para a população. “Todos os dias temos mais pessoas nos procurando, pedindo ajuda. Precisamos que a comunidade entenda mais sobre o autismo, para poder ajudar mais. Precisamos que as lideranças públicas entendam mais sobre o tema para que então tenham a consciência da necessidade de atenção e ações. Pedimos que quem puder nos auxiliar nessa divulgação, nos contate. Precisamos de todo mundo  nesta batalha. Nosso telefone de contato é o 51 998223400”.