Logo Folha de Candelária
Esporte 06/08/2024 11:02
Por: Arthur Mallmann

Medianeira conquista melhor resultado do RS em Palmas

Representando o estado no Basquete 3x3 feminino do JEBs, a equipe classificou para a Série Ouro, onde terminou em 6º lugar

O Colégio Medianeira fez bonito em Palmas, no Tocantins, onde foi disputada a etapa do Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de Basquete 3x3 feminino sub-18. Com uma equipe jovem, a escola representou o Rio Grande do Sul na competição, terminando em 6º lugar na Série Ouro – o melhor resultado de uma equipe gaúcha até então.

Após uma longa viagem, os candelarienses chegaram ao Planalto Central na quarta, 31, e iniciaram as partidas na sexta, 2. Sob o comando do treinador Ricardo Ellwanger, as meninas venceram as representantes do Espírito Santo na estreia. Após um início nervoso, as meninas do Medianeira se recuperaram, apresentando um placar final de 14 a 13. No segundo jogo, o time conseguiu impor seu ritmo com a conversão de bolas longas e muita força defensiva, finalizando a partida em 14 a 3. Com as vitórias, a escola garantiu acesso ao chaveamento de elite da competição, a Série Ouro.

No primeiro embate da fase eliminatória, as atletas do Medianeira sofreram uma dura derrota para a equipe de Minas Gerais. A equipe gaúcha tinha uma vantagem de 2 pontos no placar faltando 48 segundos para o fim, mas tomou a virada: 9 a 8 para as mineiras.

Com isso, o Medianeira passou para a disputa do 5º lugar. Nos jogos seguintes, venceram o Amapá, em uma partida consistente, por 14 a 6, e foram derrotadas para o Rio de Janeiro em um confronto marcado pelo excesso de faltas. Encerram o torneio, portanto, com a 6º colocação na Série Ouro.

Para o treinador da equipe, a campanha, a melhor da delegação gaúcha que compareceu ao evento, é motivo de grande satisfação. “Acredito que isso demonstra a evolução do nosso trabalho ao longo desse tempo, tanto no Medianeira, quanto no Flyboys. Nós estamos nos mantendo entre as principais equipes em todas as competições que participamos. Está faltando um pequeno detalhe ainda para virarmos a chave e pegarmos um lugar no pódio, mas sem dúvida esse momento ainda virá”, avalia Ellwanger.