Logo Folha de Candelária
Geral 09/04/2024 14:04
Por: Odete Jochims

Sicredi realiza doações da Campanha Doe Solidariedade em Candelária

O sucesso das assembleias de núcleo do Sicredi há oito anos reflete também em ações positivas para a comunidade. Desde 2017, a Sicredi Centro Serra RS promove, em paralelo às assembleias, a campanha Doe Solidariedade, que mobiliza os associados a levarem espontaneamente um quilo de alimento e, a cada quilo doado, a cooperativa acrescenta outro. Neste ano, os candelarienses doaram 1.438 quilos de alimentos não perecíveis, que, duplicados pela cooperativa, se transformaram em aproximadamente 2.900 quilos.

Com o encerramento das assembleias em Candelária, a agência local mobilizou-se para organizar os alimentos a serem entregues às entidades locais. Segundo a gerente das agências do Sicredi, Elaine Lopes, as doações obtidas junto aos associados farão a diferença para muitas famílias e entidades no município. “A gente fica muito feliz em poder ajudar nossa comunidade através da doação de alimentos. O Sicredi é muito mais do que uma instituição financeira, e isso se comprova dia a dia com as ações que realizamos em prol dos candelarienses”, agradeceu.

Cinco entidades foram contempladas neste ano.

Neste ano, os alimentos arrecadados em assembleia foram destinados para cinco entidades: Lar de Idosos, Recanto da Vida, Unidade de Acolhimento Casa Lar, Hospital Candelária, Departamento da Cidadania e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Neste último, a entrega dos alimentos foi muito festejada durante a manhã da última sexta-feira, dia 5. Na oportunidade, os autodefensores da APAE, Anderson e Gabriela, receberam os colaboradores da agência, que então fizeram as entregas para os inscritos e suas famílias.

Conforme a diretora da APAE, Cleidi Limberger Marion, a entidade conta atualmente com 54 famílias contempladas com inscritos. Para ela, é fundamental o apoio de empresas como a Sicredi para o funcionamento da APAE. “O Sicredi já nos beneficiou através do Fundo Social e outros projetos, pois é assim que a entidade sobrevive atualmente, por meio de doações realizadas por entidades. Não temos verba fixa para manter e destinar alimentos para as famílias das pessoas que necessitam de atenção especial. É uma ajuda essencial para a entidade”, ressaltou.

Moradora de Candelária, Sonia Schaurich estava junto do filho Kléver na entrega. Ela e o filho se mudaram recentemente para o município, mas já puderam sentir o espírito solidário que envolve a entidade. “Ficamos muito contentes com a doação, pois isso mostra que a comunidade se importa com a gente. O meu filho vai uma vez por semana na APAE, mas gostaríamos que ele fosse mais vezes, pois percebemos que ele se sente bem aqui. Somos muito gratos a todos que apoiam as causas sociais”, frisou.