Logo Folha de Candelária
Geral 17/04/2020 15:49
Por: Redação

Comércio de Candelária está autorizado a funcionar com uma série de regras

Medida passa a valer a partir da tarde de sexta, 17. Proprietários e funcionários das lojas terão que passar a usar máscaras de proteção

Fechado por decreto executivo desde o dia 23 de março, os comércio em geral de Candelária está autorizado a reabrir suas portas a partir da tarde desta sexta, 17, com a publicação de um novo ato administrativo. No entanto, cada estabelecimento terá que cumprir uma série de regras previstas no decreto e já estabelecidas em portaria do governo estadual. A nova realidade foi anunciada no início desta tarde pelo prefeito Paulo Butzge em uma transmissão ao vivo pela página da Imprensa da Prefeitura no Facebook. Num primeiro momento, o prefeito solicitou ao coordenador do Gabinete de Prevenção ao Coronavírus, Dionatan Tavares, detalhar o estudo técnico sob responsabilidade do Cisvale que será realizado em todos os municípios da região para monitorar a evolução de contágio. A pesquisa será feita através de testes rápidos que serão adquiridos pelo Cisvale.

Na sequência, a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, informou que o município também fará uso de testes rápidos do coronavírus, que serão aplicados nos profissionais da saúde e também nas pessoas que apresentarem sintomas. A secretária ainda referiu que durante o dia outro paciente com suspeita de contaminação pela Covid-19 apresentou teste negativo. Assim, atualmente, Candelária não tem nenhum caso sob suspeita da doença.

Aulas seguirão interrompidas, pelo menos até o final do mês

O prefeito Paulo Butzge retomou a palavra, ressaltando que o município tem adotado todas as cautelas necessárias para evitar a propagação do vírus no momento. No entanto, observou que é chegado o momento de se estabelecer um equilíbrio das questões de saúde com o aspecto econômico. Reforçou a necessidade das pessoas seguirem cumprindo os protocolos de distanciamento social. Neste aspecto, lembrou que a situação atual não é normal e é preciso que todos se adaptem a esta nova realidade, adotando novos hábitos, sobretudo na questão da higienização. Alertou que se as novas medidas não forem bem compreendidas poderão ser revistas logo adiante. Informou, ainda, que pelo menos até o final do mês, as aulas das escolas seguirão interrompidas, assim como as festividades e competições esportivas.

Funcionários das lojas terão que usar máscaras

O chefe do Executivo registrou que o novo decreto executivo permitirá ao comércio reabrir suas portas, ressaltando, porém, que essa retomada passará pelo cumprimento de uma série de regras previstas no ato admistrativo do município e também em uma portaria editada pelo governo estadual. Tais regras incluem limitação de circulação por estabelecimento. “Cada loja poderá ter apenas cinco clientes ao mesmo tempo”, exemplificou. Paulo Butzge ainda observou que os proprietários dos estabelecimentos comerciais ainda terão que assinar um termo de responsabilidade. Além disso, tanto os proprietários como os seus colaboradores terão que usar máscaras de proteção. Ao finalizar, o prefeito fez questão de ressaltar mais uma vez que todos estão lutando contra um inimigo invisível e que salvar vidas humanas seguirá sendo a principal prioridade neste momento.