Por: Arthur Lersch Mallmann
Secretaria de Saúde cria Ouvidoria do SUS no município
Cidadãos poderão fazer reclamação ou elogio de forma sigilosa por telefone, WhatsApp, e-mail ou por escrito em uma caixinha
Assunto dos últimos dias nas redes sociais, rádios e jornais, o plantão de atendimento do Hospital Candelária tem sido alvo de sérias críticas com relação ao atendimento do plantão. As reclamações foram tantas que o prefeito Nestor Ellwanger e a Secretária de Saúde Grazieli Priebe convocaram várias reuniões, inclusive com a Coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), e também com a diretoria do Hospital Candelária. Uma das ações que surgiu destas reuniões foi a criação de uma Ouvidoria do SUS no município, para que a voz da população chegue onde precisa chegar: na Secretaria Estadual da Saúde, na 13ª CRS e também na Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a própria secretária Grazieli Priebe, é preciso que os anseios da população cheguem aos órgãos governamentais, e não simplesmente nas redes sociais, que não é um canal oficial de comunicação. Através da “Ouvidoria do SUS”, o contribuinte poderá fazer sua reclamação, tirar suas duvidas ou fazer elogios de forma oficial, tendo a certeza de que será ouvido em várias instâncias governamentais. Pensando em melhorar o serviço, a servidora da Secretaria de Saúde, Carla Perius, foi designada ouvidora do SUS. A ouvidoria receberá a demanda, identificando o usuário, para que ele possa receber a resposta de sua pergunta. Este usuário poderá fazer a sua reclamação/elogio de maneira sigilosa.
Para fazer a sua reclamação/elogio ou tirar dúvidas, a ouvidoria irá funcionar no mesmo horário da Secretaria de Saúde: de segunda a sexta, das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 16h no telefone (51) 3743-8190, no Whatsapp (51)9 9293-7402, ou pelo e-mail ouvidoriasus@candelaria.rs.gov.br. Quem preferir, também pode ir pessoalmente à Secretaria de Saúde. Também é possível enviar uma carta para o endereço da R. Vinte de Setembro, 1239 – Centro. No Hospital Candelária será colocada uma caixa, onde poderá ser depositado o seu elogio ou reclamação. Desta forma, acredita Grazieli, muitas questões serão resolvidas com maior eficácia, solucionando de forma regular os problemas apresentados (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Candelária).