Por: Diego Foppa
Um evento literário e pedagógico nesta sexta
Programação ocorrerá ao longo do dia nas dependências do CTG Presilha Pampiana
A Secretaria de Educação de Novo Cabrais, em parceria com as escolas municipais, realiza nesta sexta, 10, mais uma edição do projeto “Autor na Escola”. A programação acontece a partir das 8h15 nas dependências do CTG Presilha Pampiana e se estenderá ao decorrer do dia. Segundo a titular da pasta, Rosana Kohls, a iniciativa pedagógica e literária visa desenvolver o gosto pela leitura em crianças, jovens e adolescentes. “Estimular o gosto e hábito pela leitura é uma necessidade, pois garante inúmeros benefícios cognitivos”, destaca a secretária. Em virtude da realização do evento, não haverá aula na rede municipal (1º ao 9º ano), pois os alunos participarão do evento ao longo do dia. O evento é aberto para toda a comunidade.
O ESCRITOR - Leo Cunha nasceu em 1966, em Bocaiúva/MG, e mora em Belo Horizonte desde 1968. Escreveu mais de 60 livros, entre Literatura infantil e juvenil, crônicas e poesia. Também publicou contos e poemas em diversas antologias. Seus livros receberam diversos prêmios no campo da literatura infantil e juvenil, entre os quais: João-de-Barro, Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional, Adolfo Aizen, Concurso Nacional de Histórias Infantis do Paraná.
Traduziu mais de 30 livros de literatura infantil e juvenil, do inglês e do espanhol. Escreveu 3 peças de teatro infantil: "O que você vai ser quando crescer?" (que estreou em BH em 2016), "Ëm boca fechada não entra estrela" (Porto Alegre, 2017) e "O Reino Adormecido" (Petrópolis, 2018).
Escreveu dezenas de letras de músicas, em parceria com compositores como Thelmo Lins, Bernardo Rodrigues, André Abujamra, Renato Lemos, Renato Villaça, Ana Paula Miqueletti, Wagner Cosse, Zebeto Correia, Zé Campelo, Tino Freitas, Laura Delgado, Flavio Dana, entre outros. É professor universitário desde 1997.
8h15: abertura;
8h30: fala do autor – com Leo Cunha. Apresentações dos trabalhos literários ao autor;
10h às 10h30: intervalo;
10h30: continuação das apresentações dos trabalhos literários dos alunos das escolas municipais;
TARDE
13h30 às 15: interação com o autor Leo Cunha. Apresentação dos trabalhos literários ao autor;
15h às 15h30: lanche;
15h30: sessão de autógrafos do livro Viva Voz (turmas do 4º ano do Colégio Medianeira);
NOITE
18h30: mesa das autoridades;
19h20: fala do autor Leo Cunha aos pais e estudantes sobre sua trajetória e importância da leitura;
19h50: divulgação e premiação dos vencedores do concurso municipal de desenho e poesia. Após, sessão de autógrafos dos livros adquiridos pelos estudantes e, posteriormente, encerramento com café literário.