Por: Redação
Prefeitura discute com Corsan projeto de tratamento de esgoto
Comitiva esteve na sede da companhia, em Porto Alegre, na manhã de quinta, 10
Na manhã de quinta, 10, uma comitiva da prefeitura de Candelária participou de uma reunião técnica na sede da Corsan/Aegea, em Porto Alegre, para tratar da ampliação da rede de esgotamento sanitário às margens da RSC-287 e da futura instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município.
Durante o encontro, o engenheiro André Manique e o gestor de Relações Institucionais da Corsan na Região Central, André Finamor, apresentaram as etapas que estão sendo desenvolvidas. A companhia está atualmente em fase de estudo técnico, e, posteriormente, será iniciado o projeto de construção da estação de tratamento, que será um importante avanço na área de saneamento básico da cidade.
Outro ponto debatido pela comitiva candelariense com a diretora-presidente Corsan, Samanta Takimi, foi a possibilidade de antecipar a construção de uma nova rede de esgoto próximo a RSC-287, bem como, a situação dos seis pontos que levam água da estação de abastecimento de água situada no Bairro Costa Norte até o outro lado da rodovia, que é responsável por abastecer o Bairro Marilene e outras localidades.
“Logo teremos as obras de duplicação da RSC-287 e esses seis pontos de passagem de água sob a rodovia são responsáveis por abastecer aproximadamente 30% dos usuários. A adequação desses pontos será essencial para garantir o fornecimento de água durante e após a duplicação”, comentou o prefeito Rim. Conforme explicou o prefeito, já houve uma conversa anterior com a Corsan e a concessionária Sacyr sobre a necessidade de ajustes na infraestrutura hídrica em função da obra.
Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Jorge Willian Feistler, que está à frente dessa pauta, a reunião com a diretora-presidente da Corsan foi muito positiva. “Queremos e necessitamos da duplicação, pois ela representará o desenvolvimento da região, mas nossa preocupação é com a população de Candelária e com a questão ambiental”, afirmou Feistler.
Além do prefeito e secretário, participaram da reunião a procuradora-geral do município, Tanaela Muller, a engenheira Ângela Raffler e a coordenadora econômica, Jaqueline Macedo.