Logo Folha de Candelária
Opinião 11/08/2017 09:40
Por: Jorge Mallmann

Arroio Laranjeiras ou esgoto a céu aberto?

Noto muita preocupação na nossa cidade com a fachada das casas, com os jardins, porém poucas pessoas se preocupam com a questão do esgoto. Saneamento básico é importante?

  • “O que corre ali? O mais puro esgoto ‘integral’ de parte da nossa cidade”
  • “É triste ver esse descaso coletivo, pois o Laranjeiras corta as principais avenidas do nosso município”

Faz bastante tempo que gostaria de me manifestar sobre um assunto que me incomoda muito. Não só pelo fato de residir próximo ao que já foi um arroio, mas porque não estou fazendo nada para melhorá-lo. Não concordo com pessoas que somente criticam, ou que acham que o dever é somente do poder público, ou pior, que usam o anonimato ou a facilidade das redes sociais para este tipo de manifestação. Bom, escolhi Candelária para viver e ter minha família, mesmo trabalhando em outra cidade, bem como meu marido, ESCOLHEMOS estar aqui. Eu poderia dizer que moro em um paraíso se não fosse o estado do nosso já falecido arroio Laranjeiras. Dizer que ele pede ajuda é demagogia, acho que ele já morreu faz tempo… o que corre ali? O mais puro esgoto "integral" de parte da nossa cidade.
Acredito ser privilegiada por ter crescido em um ambiente muito diferente de hoje em dia, nasci em 1980 e se disser que brinquei muito dentro desse arroio e que, inclusive, teve até uns mergulhos, não estou mentindo. Me entristece passar todos os dias inúmeras vezes pelo seu trajeto - sim… para quem não sabe, ele corta as principais avenidas do nosso município (Marechal Deodoro, Pereira Rego e Julio de Castilhos)- e ver esse descaso coletivo. Experimente passar próximo e olhar o que corre ali, além do perfume que exala… Não trabalho na área do meio ambiente, mas gostaria de contribuir de alguma maneira para tentar melhorar um pouco a situação. Acho que a saída não é canalizar (tem pessoas que acham que se não enxergarem o problema ele não existe). Entendo que somente limpar também não ajuda muito, precisamos evoluir neste pensamento. Noto muita preocupação na nossa cidade com a fachada das nossas casas, com os jardins, porém poucas pessoas se preocupam com a questão do esgoto, como ele vai e para onde vai…Saneamento básico é importante?
Uma fiscalização para exigência de pelo menos fossa séptica nas residências? Não, não estou louca… isto acontece… vai tudo direto mesmo… em pleno ano de 2017. Outra coisa que me choca é a questão do lixo. Não me lembro quando esse serviço público começou a ser oferecido, acho que sempre convivi com o lixo sendo recolhido nas ruas, então atirar na água é mais fácil???? Se continuar o pensamento neste sentido, continuo preocupada com a geração de lixo, lixo e lixo. Tudo hoje é descartável e vai para o lixo. Se coloco na frente da minha casa e ele SOME não me preocupo mais… GENTE!!!! Precisamos acordar!!! que mundo nossos filhos vão ter? Ou pior, que nós teremos daqui a alguns anos. Precisamos reutilizar, reciclar. A maioria das famílias da nossa cidade moram em casas e possuem um terreno, ou seja um pedacinho de terra… Noto que poucas pessoas dão destinos corretos para o lixo orgânico, e falo até da erva-mate. É mais fácil colocar no lixo do que organizar um espacinho para uma composteira ou mesmo em um local junto às plantas… Misturar tudo? De quantas pessoas já ouvi de que não adianta separar o lixo porque o caminhão recolhe tudo junto e mistura tudo!!!
Resumindo, não sou a dona da verdade; sou uma moradora preocupada com nosso ambiente e disposta a ajudar e a pensar algumas alternativas em conjunto para termos uma cidade mais saudável e bela na sua essência. Acredito sim que pequenas ações podem fazer a diferença. Por enquanto, fico dando o destino correto ao meu lixo e reciclando tudo o que posso e fazendo limpezas no trajeto do Arroio Laranjeiras que convivo…
Daniela Roehrs Schneider - Enfermeira, mãe de dois filhos e moradora de Candelária