Logo Folha de Candelária
Geral 02/08/2019 08:04
Por: Diego Foppa

Candelariense tem música classificada em festival de Tapejara

Composição “Guasqueiro e Cantador”, de Silvério Arcon da Silva Motta, de 32 anos, foi selecionada entre as 14 finalistas do Festival da Primavera do Canto Xucro

O candelariense Silvério Arcon da Silva Motta, de 32 anos, teve sua música “Guasqueiro e Cantador” selecionada entre as finalistas do Festival da Primavera do Canto Xucro, que será realizado nos dias 9 e 10 de agosto, em Tapejara, na região noroeste do Estado. Ao todo, o festival contou com mais de 400 faixas inscritas, mas somente 14 foram selecionadas na triagem feita pela comissão julgadora para serem apresentadas no concurso, que tem como objetivos fomentar e incentivar a criatividade de compositores e intérpretes com letras e melodias identificadas à temática regional gaúcha. 
Segundo Silvério, que atualmente reside no bairro Rincão Comprido e trabalha em uma empresa do ramo calçadista, e também como artesão, a faixa foi inspirada na rotina de quem trabalha no galpão no dia a dia. “Quem é tradicionalista vai se identificar com a letra”, resume. Para transformar a letra em melodia, Motta contou com a ajuda do compositor e amigo Hermes Duran, de Rio Grande. Durante o evento, o interprete André Canterli, de Santiago, será o responsável por apresentar a canção. “É gratificante ver minha música classificada entre tantas inscritas”, acrescentou. 
Motta confessa que escreve por hábito e adiantou que possui outra música, intitulada como “Sinal da Cruz”, já classificada para um festival em Três de Maio, que acontecerá em outubro. Atualmente, a música “Milonga de Toda Lida”, selecionada em um festival em 2018, em Santiago, já está rodando nas rádios. “Admiro muita gente, mas minha maior referência poética é Anomar Danúbio Vieira, poeta autor dos maiores sucessos da dupla César Oliveira e Rogério Melo, como ‘Pra Bailar de Cola Atada’, ‘Os Loco lá da Fronteira’, entre outros”, afirma o candelariense. Para o futuro, o Motta garantiu ter interesse em investir no ramo do artesanato, abrindo seu próprio negócio. Segundo ele, o jingle “Bandeira Maragata” divulgará sua marca, destacando a beleza das prendas e paixão por rodeios. A letra será divulgada nos próximos meses e terá Gustavo Netto e a uruguaia Pilar Apesetche como intérpretes. Atualmente, o público pode acompanhar seu trabalho através dos perfis Silvério Motta (perfil 1 e 2) no Facebook e Instagram @silvério.motta.1. 
O FESTIVAL – Por ter sua música classificada, Motta receberá um cachê por classificação de R$ 1.246,00. Também serão premiados no evento com troféu e um valor em dinheiro os três primeiros colocados, o melhor intérprete, instrumentista, além da melhor letra e melodia.