Logo Folha de Candelária
Região 26/01/2024 10:03
Por: Diego Foppa

Secretaria de Educação de Cabrais prepara novidades para o ano letivo

Nas últimas semanas, equipes da Educação e CPM promovem uma série de ações que incluem a limpeza e revitalização das escolas e a compra de materiais pedagógicos e recursos educacionais. Saiba o que esperar para o ano letivo 2024

Enquanto as salas de aula permanecem silenciosas durante o recesso escolar em Novo Cabrais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está em pleno movimento, dedicando-se para garantir os preparativos para o retorno às aulas, marcado para 16 de fevereiro. As equipes da pasta têm aproveitado esse período para realizar uma série de ações estratégicas. Desde a limpeza e revitalização das escolas até a compra de materiais pedagógicos e recursos educacionais, cada detalhe está sendo cuidadosamente planejado.

Uma das novidades é a implementação do Programa Escola em Tempo Integral nas EMEFs Teófilo Teodoro Streck São Roque e a expansão da modalidade de ensino integral na EMEI Nossa Senhora de Fátima.

Livros didáticos - Entre as novidades que a SME prepara para o ano letivo de 2024, está a aquisição do Módulo I do Material Pedagógico do Sistema de Ensino SIM, da FTD. Os livros didáticos, que já foram encaminhados às escolas para uso dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estão totalmente revisados e repletos de informações atualizadas e imagens coloridas.

Conforme a secretária de Educação, Rosana Kohls, esse é mais que um material impresso, mas um sistema completo de ensino. Através dele, professores, alunos e pais têm à sua disposição a plataforma digital Iônica, que reúne uma série de informações, conteúdos, material de apoio pedagógico e acesso a todo processo evolutivo das crianças. A aquisição do material didático da FTD faz parte do sistema de formação continuada de professores e gestores da rede municipal de ensino. “A meta é proporcionar aos alunos e professores ferramentas modernas e inovadoras que contribuam para um ensino de qualidade. Novidades estão sendo incorporadas ao ambiente escolar, desde tecnologias educacionais até recursos didáticos que estimulem o aprendizado”, destaca Rosana.

Índice de desempenho - Durante o ano letivo, serão aplicadas avaliações, organizadas de acordo com os critérios exigidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Dessa forma, é possível acompanhar a evolução e as deficiências de aprendizagem de forma individual dos alunos.

 

Escola em tempo integral 
Nesse ano, entra em vigor o Programa Escola em Tempo Integral. Trata-se do comprimento das metas 01 e 06 do Plano Nacional de Educação, que encerra seu decênio nesse ano, sendo obrigatória a implementação nos municípios. Os alunos das EMEFs Teófilo Teodoro Streck e São Roque também serão contemplados com o ensino integral. A EMEI Nossa Senhora de Fátima já atende nessa modalidade, mas a novidade é que neste ano o atendimento será ampliado para as turmas do Pré A - nível I. O Programa Escola em Tempo Integral (instituído pela Lei nº. 14.640, de 31 de julho de 2023) prevê que os alunos permaneçam três dias em tempo integral nas escolas. A SME elaborou um plano para a execução da medida em Novo Cabrais, o qual foi encaminhado à Promotoria de Educação e ao Conselho Municipal de Educação (CME), aguardando parecer.