Logo Folha de Candelária
Geral 01/04/2021 12:02
Por: Redação

Igreja Nossa Senhora da Candelária programa celebração especial

Cruzes em homenagem às vítimas fatais da Covid-19 devem ficar expostas na frente da igreja até o domingo de Páscoa.

Como ocorre tradicionalmente todos os anos durante os dias santos, celebrações religiosas estão programadas para ocorrer nos próximos dias em Candelária.

Na Paróquia Nossa Senhora, a programação teve início no último domingo, 28, com a missa e benção dos ramos. Seguindo a programação, a partir desta quinta, 01, até o sábado, 03, não serão realizadas mais missas na igreja, somente celebrações.

Desta forma, a partir das 19h, de hoje, haverá a celebração da Instituição da Eucaristia, sem o rito do lava pés. Na sexta-feira santa, 02, a celebração da Paixão acontecerá a partir das 15h com uma homenagem as pessoas que perderam a vida por covid, em Candelária. “Os fieis estão sendo convidados a trazer uma cruz de madeira simples, para ser abençoada, com o nome da pessoa conhecida, amigo ou parente que foi vítima de coronavírus”, explica o Padre José Carlos Stoffel.

As cruzes conforme o pároco, ficarão cravadas em frente a igreja até o próximo domingo, quando ocorrerá a celebração de Páscoa. “Estamos vivenciando uma das maiores tragédias humanitárias. Esta é uma homenagem e também um certo protesto aos “Pilatos” que se omitem a tantas vidas perdidas”, explicou o padre.

No sábado, 03, ocorrerá a missa de Vigília Pascal às 19h, e no domingo, às 8h30, será realizada a missa do domingo da Ressureição do Senhor.

Vale lembrar que as missas na matriz estão restritas a participação de 30 pessoas, que devem se inscrever junto da secretaria paroquial. Os demais fieis, poderão acompanhar as celebrações por meio de transmissão ao vivo no facebook da paróquia e também pela Rádio Princesa FM 100.3. “Tal como aconteceu em 2020, a Diocese de Santa Cruz do Sul incentiva os fiéis a marcarem as suas casas com símbolos alusivos a cada celebração da Semana Santa. Assim, no Domingo de Ramos foi sugerido colocar um ramo verde na frente da casa; na quinta-feira santa, uma bacia com água e, se possível, uma figura de pão ou outro símbolo da Eucaristia; na sexta-feira santa, uma cruz com uma toalha roxa; no sábado santo e Domingo de Páscoa, uma vela e uma bacia com água”.

Padre José, explica que todos os cuidados em função da pandemia são necessários, mas lamenta não haver as grandes celebrações presenciais. Contudo, ele reflete sobre o atual momento pedindo aos fieis que observem e percebam que a Criação está clamando aos céus por uma mudança imediata. “É o momento de refletir sobre o que Deus está querendo de nós. Depois disso tudo, precisamos que nossa sociedade se torne mais humanizada. Onde a vida seja colocada como paradigma. Ou se vive para ajudar aos outros, ou se vive uma vida medíocre. A quaresma é tempo de reflexão, de perdão e de mudança”, finalizou.

Demais Paróquias – A  Igreja Evangélica Congregacional Luterana do Brasil (IECLB), realizará suas celebrações apenas de forma virtual, na página da igreja. No domingo de Páscoa o culto terá início às 9h.

Na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), haverá culto presencial, respeitando o número limite de 30 pessoas por celebração, na quinta, 01 às 19h. Na sexta, 02 e no domingo, 04, os cultos terão início às 9h. Para participar, é necessária a inscrição prévia.