Por: Odete Jochims
Dia do Advogado, Presidente da OAB de Candelária avalia atual contexto da advocacia
O Dia do Advogado será celebrado no próximo domingo, 11, com o intuito de homenagear os profissionais responsáveis por defender os direitos das pessoas e garantir a prevalência da justiça. Em Candelária, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. William Aggens, vê um fortalecimento do exercício da advocacia na região.
Há 9 anos na diretoria da OAB Candelária e presidente desde 2022, Aggens destaca a importância do número de profissionais (ao todo, já são 113 advogados registrados no município) e sua qualificação. “Nós temos advogados extremamente capacitados aqui em comparação a outras cidades da região. Isso ocorre na área cível; na trabalhista; no direito previdenciário, por exemplo, temos diversos escritórios que atuam somente nesta área; temos advogados criminalistas muitos bons; enfim, estamos muito bem servidos”, avalia.
Outro ponto que é visto com bons olhos pela advocacia é a introdução de sistemas eletrônicos, o que foi acelerado pela pandemia. “Hoje, existem processos digitais, audiências virtuais, entre outros. Isso facilita o acesso ao judiciário como um todo, não apenas a vida dos advogados”, explica Aggens.
Quanto à OAB de Candelária, Aggens enfatiza a importância do trabalho que está sendo desenvolvido pelas comissões. Ele percebe que, nos últimos anos, os eventos não são tão restritos, mas focados em um público mais amplo, como ocorreu no “Samba da Advocacia”, no ano passado. Como exemplo, ele também cita o reconhecimento que o trabalho da Dra. Juliana Gonçalves, da Comissão de Igualdade Racial, vem recebendo no estado, criando condições de uma provável vinda do ex-jogador Paulo César Tinga para uma palestra em Candelária ainda em 2024.
NOVO MANDATO
No fim de 2024, será publicado o edital de abertura para chapas que concorrerão à presidência da OAB para o biênio seguinte. Por enquanto, há apenas a pré-confirmação de uma chapa encabeçada pelo Dr. Ivonei Silveira, atual vice-presidente da Ordem. “Seria interessantíssimo se houvesse uma chapa concorrente e que vença aquela que tiver as melhores ideias”, pontua Aggens.
SEDE
Ainda em 2022, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, anunciou um aporte financeiro da Ordem para contribuir na construção de uma sede própria para a subseção da OAB de Candelária. Desde então, a obra ainda não havia iniciado, mas a tendência é que o projeto seja destravado muito em breve. “Acredito que as obras terão início na semana que vem ou, no máximo, na seguinte e que inauguraremos a sede ainda este ano”, comenta Aggens, enfatizando a importância da sede própria como símbolo de força institucional.
Dia do Advogado
No sábado, 17, a subseção da OAB de Candelária estará organizando uma celebração no Capim Limão, na Vila Fátima, com música ao vivo. O ingresso será vendido pelo valor de 40 reais e podem ser obtidos através da secretaria da OAB.