Logo Folha de Candelária
Geral 24/12/2024 10:10
Por: Arthur Mallmann

Delícias de Natal: quando a cozinha cria comunidade

O projeto, promovido pelo Departamento de Cidadania e Paisagismo da Prefeitura, une as tradições familiares com a alegria do trabalho coletivo

  • Grupo de mulheres de quarta-feira na cozinha comunitária da prefeitura (Foto: Arthur L. Mallmann | Folha de Candelária)
  • Foto: Arthur L. Mallmann | Folha de Candelária
  • Foto: Arthur L. Mallmann | Folha de Candelária
  • Bolachas de Natal são feitas com muito amor e carinho (Foto: Arthur L. Mallmann | Folha de Candelária)
  • Foto: Arthur L. Mallmann | Folha de Candelária
O projeto “Delícias de Natal”, promovido pelo Departamento de Cidadania e Paisagismo da Prefeitura, une as tradições familiares com a alegria do trabalho coletivo, enquanto também gera renda para as mulheres rurais. Este ano, desde o dia 4 de novembro, mais de 50 mulheres, divididas em cinco grupos, passaram a preparar bolachas natalinas, panetones e chocotones na cozinha localizada no bairro Ewaldo Prass. Os produtos são vendidos na Casa de Cultura Marco Mallmann e também de forma itinerante na cidade. 

Josiane Einloft, que está em seu primeiro ano coordenando a iniciativa, destaca o principal valor do projeto. “Além de gerar uma renda extra, as mulheres têm uma amizade grande entre elas. A troca de experiências vai muito além da cozinha. Para muitas, é uma oportunidade de reviver momentos que elas compartilharam com suas avós e com suas mães no passado”, explica.

A tradição de fazer bolachas em casa é uma memória viva para muitas participantes. “No interior, era a única forma de termos acesso a esses itens”, compartilha Marina Pfeiffer, de 71 anos, que hoje reside no perímetro urbano. “Fazemos amizades com mulheres de outras localidades e, hoje, somos uma família”, complementa Maria Ivone dos Santos, 63 anos, da Linha Boa Vista.

Já Lilian de Oliveira, 72 anos, também da Linha Boa Vista, participa do Delícias de Natal desde seu início. Após dois anos afastada devido a problemas de saúde, Lilian retorna com gratidão e energia renovada. “Eu estava em dúvida se conseguiria participar este ano, mas fui incentivada a prosseguir e hoje estou aqui. Nós sentimos falta quando o projeto termina. Os dias que nós passamos aqui, nós passamos bem. Voltamos para casa renovadas”, revela. Neli Gewehr, de 62 anos, que mora no Travessão Schoenfeldt, compartilha as impressões de Lilian. “São sete semanas que nos encontramos. É tão bom que passa voando”, reflete.

Neste Natal, cada panetone e cada bolacha carregam o sabor das mãos que os preparam e a história das mulheres que encontram, na cozinha, muito mais que um meio de sustento. O “Delícias de Natal” é um testemunho de que, quando trabalhamos juntos, criamos coisas mais valiosas que qualquer presente: memórias e afeto.