Por: Redação
Câmara homenageia Acic por seus 80 anos de atuação
Sessão solene realizada na noite de segunda, 20, foi prestigiada por autoridades e atuais e ex-dirigentes da Associação do Comércio e Indústria de Candelária
Sua trajetória se confunde com a história do município. Afinal, quando foi fundada a Acic (Associação do Comércio e Industria de Candelária), em 1941, Candelária recém completava 16 anos de emancipação. Essa atuação por 80 anos, atravessando diversas gerações, foi lembrada na noite de segunda, 20, em sessão solene da Câmara Municipal em homenagem à Acic. A proposição da homenagem foi assinada pelo vereador Rui Beise (PSB), que recebeu aprovação unânime dos vereadores.
O proponente, Rui Beise, iniciou as manifestações, em nome da bancada do PSB e do MDB. Beise apresentou um histórico do município, desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães. Lembrou ter exercido o cargo de secretário municipal de Indústria e Comércio, tendo logo buscado estreitar laços e firmar parcerias com a Acic. Destacou que essa parceria segue até os dias atuais, citando que a administração já antecipou salário e o pagamento do 13º salário dos servidores municipais, iniciativa que sempre ajuda o comércio. Destacou o bom atendimento prestado pelos colaboradores da Acic, lembrando ser comemorado nesta data, o Dia Internacional da Solidariedade Humana, antecipando a chegada do Natal.
Na sequência, a vereadora Cristina Rohde (PSDB) cumprimentou os dirigentes da Acic, entidade reconhecida por ser uma das mais sólidas do município. Registrou que a entidade soube enfrentar as dificuldades, recentemente aumentadas pela pandemia da covid-19, período em que garantiu o suporte necessário aos seus associados. Já Aldomir Severo (PTB), afirmou que qualquer atividade comercial exige coragem, persistência e bom atendimento, requisitos que justificam os 80 anos da Acic. Concluiu destacando que o comércio local sente-se homenageado com o reconhecimento prestado para a entidade. A seguir, Alexandra Bini (Progressistas) salientou ser uma homenagem justa e merecida, uma vez que a Acic trilhou caminhos em que contribuiu para o desenvolvimento de Candelária.
O prefeito Nestor Ellwanger (Rim) se pronunciou em nome do Poder Executivo. Inicialmente, citou os ex-presidentes da Acic, enfatizando que a entidade foi e continua cumprindo um papel importante para o desenvolvimento do município. Observou que a Acic sempre foi protagonista e lutou pela democracia, priorizando o trabalho e a modernização de Candelária. Por fim, o atual presidente da Acic, Clairton Kleinert ocupou o microfone. Apresentou um histórico da entidade desde sua fundação, citando os diferentes endereços, que passaram por um espaço cedido pelo município, em sala anexa ao Ginásio Municipal Walter Filter, até a ampla e moderna sede, inaugurada em 23 de novembro de 2011, na comemoração dos 70 anos da entidade. Destacou que a sede foi toda construída com recursos próprios e sem onerar os associados. Clairton ainda registrou que em 2021, a entidade agregou 29 novos associados, somando atualmente 247. Ao finalizar, em nome da diretoria, agradeceu ao vereador Rui Beise pela proposição e outras iniciativas em favor da entidade e do município.