Logo Folha de Candelária
Geral 19/09/2019 15:29
Por: Redação

Via Streaming: confira novas sugestões de filmes e séries

Destaques da semana: "O Homem que viu o Infinito", "O Código Bill Gates" e "The Politician"

Dica da semana: “O Homem que Viu o Infinito”

Filme de 2015 conta como a Matemática é uma poderosa ferramenta de transformação

por Kreitlon Pereira

colunavia@gmail.com

Por mais que o ensino pareça sempre igual há décadas, a Matemática está em constante evolução, e algumas perguntas que não parecem tão complexas podem resultar em problemas até hoje sem resposta fechada. Dentre as áreas que mais intrigam os grandes acadêmicos, o campo da Teoria dos Números certamente recebe destaque. Por se tratar do conjunto dos números inteiros, é até difícil ter uma primeira impressão do quão complexas as análises são nesse conjunto. Consequentemente, fazer um filme que tenha um assunto de difícil entendimento como pano de fundo parece maluquice. E foi exatamente isso que “O Homem que Viu o Infinito” fez.

Para quem pensa que a produção (que está disponível na Netflix) é inacessível para quem não fez Matemática na faculdade, o filme não foca no conteúdo matemático em si, mas da história por trás das descobertas do jovem Ramanujan (Dev Patel). O indiano, dotado de um talento extraordinário, precisava desesperadamente que alguém enxergasse seu potencial com os números e lhe desse um emprego na área. Aprisionado na cidade de Madras e em um rígido sistema de castas, suas opções pareciam muito limitadas, até que surge uma improvável luz no fim do túnel. O matemático G.H. Hardy (Jeremy Irons) recebeu a carta de Ramanujan, e, contra todo o alto escalão da Universidade, decide convidá-lo para Cambridge com o intuito de publicar as descobertas do indiano.

O foco de “O Homem que viu o Infinito” não é na Matemática em si, mas sim na importância de lutar por um sonho. Tanto Ramanujan quanto Hardy enfrentaram todas as adversidades possíveis, incluindo uma Guerra Mundial, para marcar seus nomes na história da Matemática. Com um enredo fascinante e dois grandes atores como protagonistas, fica fácil entender que esse filme certamente deve ser assistido. Bem mais fácil que entender as equações de Ramanujan.

Link para o trailer de “O Homem que Viu o Infinito”: https://www.netflix.com/watch/80084348

Decodificando Gates

Novo documentário da Netflix retrata o lado filantropo de Bill Gates, o magnata por trás da Microsoft

Nascido em 28 de outubro de 1955 na cidade de Seattle, foi durante a infância que William Henry Gates descobriu seu gosto por competições e livros. Neto de um banqueiro, sua família possuía uma confortável situação financeira, o que lhes possibilitou arcar com as despesas da melhor escola privada na região, onde entrou em contato com computadores enormes e rústicos, considerados marcos tecnológicos da época. Ao lado de Paul Allen, Bill Gates teve suas primeiras aventuras pelo campo da programação, que o levariam a fundar em 1975, junto com o amigo, a Microsoft. Com o intuito de se aventurar pela mente do magnata, chega dia 20 de setembro na Netflix a série documental “O Código Bill Gates”.

Avaliado como o segundo homem mais rico da atualidade, dono de uma fortuna estimada em 96,5 bilhões de dólares, Bill Gates sempre acreditou que a tecnologia era o caminho para solucionar males sociais. Por isso, em 2008, se aposenta da Microsoft e passa a se dedicar integralmente à sua organização filantrópica, considerada a maior do mundo. Em cada episódio da série será retratado uma questão que a fundação busca resolver, como a erradicação da poliomielite, a universalização do saneamento básico e o desenvolvimento seguro da energia nuclear.

Porém, apesar de adotar uma visão que favorável à imagem de Bill Gates, o documentário não deixa de pressioná-lo sobre assuntos delicados, como seus relacionamentos familiares e o caso federal antitruste contra a Microsoft em 1998, que se estendeu por mais de dez anos e acusava a empresa de formação de truste e monopólio no mercado de informática. Dessa forma consegue abordar os acontecimentos de sua vida, tanto os sucessos quanto os fracassos, com sinceridade. Além de mostrar que até mesmo as pessoas mais brilhantes possuem medos comuns, como serem traídas pelo próprio cérebro.

Link para o trailer de “O Código Bill Gates”: https://youtu.be/yOCjrGevsdo

A caminho da presidência

Sob direção de Ryan Murphy, a nova produção original da Netflix, “The Politician”, chega na plataforma no dia 27 de setembro

Marco da primeira parceria da Netflix com Ryan Murphy – diretor conhecido por seu trabalho em “Glee” e “American Horror Story” -, “The Politician” chega na plataforma dia 27 de setembro. Apesar dos 8 episódios iniciais da série, de aproximadamente uma hora cada, ainda nem terem sido lançados, a segunda temporada da produção original já foi confirmada pela plataforma de streaming. Com uma trama sobre política, ambição e ganância, “The Politician” promete retratar de forma satírica o universo corrupto da política americana.

A série acompanha a vida de Payton Hobart, um jovem de família rica que sonha em ir para Harvard e ser presidente dos Estados Unidos algum dia. Para isso, o protagonista pretende construir um currículo e uma imagem impecável no ensino médio, começando pela presidência do grêmio estudantil de Saint Sebastian. "The Politician” vai mostrar a competitiva disputa política entre Payton e seus adversários pelo cargo, que não medem esforços para atingirem seus objetivos. Por conta disso, o protagonista vai contar com a ajuda de sua ambiciosa madrasta, interpretada por Gwyneth Paltrow. Além disso, por ser uma série ambientada no período do ensino médio, “The Politician” também aborda de assuntos que costumam vir à tona nessa época, como identidade e sexualidade.

Com personagens extremamente ambiciosos e ricos – como mostram os figurinos caros e glamourosos -, a série faz uma crítica à política americana e como cria-se um político na era Donald Trump. Inclusive, um dos produtores executivos de “The Politician” (Brad Falchuk) revelou que o seriado tem inspiração na história de Jared Kushner, cunhado do atual presidente dos Estados Unidos que, supostamente, conseguiu sua vaga em Harvard após uma doação de US$ 2,5 milhões de Charles Kushner, seu pai e promotor imobiliário. Além de possuir uma trama interessante, a produção ainda conta com um elenco impressionante, que conta com Jessica Lange, Ben Platt e Barbra Streisand.

Link para o trailer de “The Politician”: https://youtu.be/mA07C_9lINk

Curta a página da coluna “Via Streaming” no Facebook em www.facebook.com/colunaviastreaming